segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Eleições: votos serão transmitidos via satélite em localidades remotas do Acre

Nas eleições de outubro, localidades remotas transmitirão o voto através de satélite. A informação é da assessoria de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Quando o assunto é eleição, é nos locais mais remotos do país que a Justiça Eleitoral investe em mais tecnologia. Quanto mais longe dos grandes centros é a localidade, mais rápida é a totalização dos resultados de um pleito”, afirmou o órgão em comunicado.
A tecnologia alcançará 1.269 localidades remotas em 380 municípios de 16 estados (Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Roraima e Tocantins).
Utilizada desde as eleições municipais de 2008, a transmissão via satélite é feita nas seções eleitorais instaladas em aldeias, terras e reservas indígenas, seringais, comunidades ribeirinhas, colônias, quilombos, assentamentos, zonas rurais e vilarejos isolados.
A assessoria afirma que os locais que contam com essa tecnologia foram escolhidos em virtude da distância, do difícil acesso e da escassez ou inexistência de sistemas capazes de promover comunicação rápida e de qualidade.
“Diversos desses locais, em certas épocas do ano, tornam-se intransitáveis, seja por terra ou água. Para se chegar a muitos deles, é necessário utilizar vários meios de transporte, como barco, voadeira, helicóptero e cavalo, levando até mesmo dias”, completa.
Nessas localidades, no dia da eleição, os votos computados pela urna eletrônica serão enviados via satélite para o Tribunal Regional Eleitoral de cada estado. A partir daí, os dados entrarão em uma rede de comunicação de uso restrito, não conectada à internet, e serão recebidos e totalizados.
A Justiça Eleitoral, então, fará um check list e totalizará os resultados para serem divulgados.
Kellyton Lindoso, Da ContilNet Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário