sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Absurdo! Desmatamento no Acre teve um aumento de 781% nos últimos 12 meses, diz Imazon

desmatamento-acre
Chama a atenção o crescimento dos números, no Acre, de dois municípios, Cruzeiro do Sul e Tarauacá.
Acaba de fechar o ano-calendário do desmatamento na Amazônia, que vai de agosto de 2013 a julho de 2014. O resultado é ruim. As análises do Imazon, baseadas no seu Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD), apontam que o repique dos 12 meses anteriores – umaumento de 28% da área desmatada medido pelo PRODES – provavelmente não cedeu este ano. Em especial, nos meses da estação seca deste ano os alertas dispararam.
No ano passado, o Imazon apontou para um desmatamento total de 2.007 km², enquanto os números preliminares do PRODES totalizaram uma área de 5.843 km². Este ano, a área de desmate detectada pelo Imazon é de 2.044 km², um valor 2% maior.
Estados
O campeão de alertas de desmatamento nos últimos 12 meses foi o estado do Pará, com 42% do total, seguido de Mato Grosso (20%) e Amazonas (15%).
Os estados que tiveram o maior aumento relativo ao período de 12 meses anterior foram Acre, com um aumento de 781%, e Roraima, com aumento de 241%. Houve queda relativa no Mato Grosso, de 34%, e Tocantins, de 6%.
Os municípios campeões de julho
Os últimos números do Imazon são do boletim do SAD de julho de 2014, publicado hoje. Julho é o mês que fecha os 12 meses iniciados em agosto do calendário de medição do desmatamento. Segundo Souza, além de um aumento dos alertas, que indicam uma área desmatada 134% maior do que julho de 2013, chama a atenção o crescimento dos números, no Acre, de dois municípios, Cruzeiro do Sul e Tarauacá. No estado do Amazonas, o pesquisador destacou o aumento do desmatamento em Lábrea e Boca do Acre.
Rondonotícias.Com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário