segunda-feira, 21 de julho de 2014

Pajé acreano da etnia Huni Kuin revela em livro o poder de cura das plantas

Lançado neste sábado (19), ‘Una Isi Kayawa - Livro da Cura’ foi organizado por um pajé acreano e pelo pesquisador do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico Alexandre Quinet. A informação é do jornal O Dia.
“Por 20 anos de sua vida, Agostinho Manduca Mateus Ïka Muru, pajé da etnia Huni Kuin, no Acre, percorreu diversas tribos e levantou todo o conhecimento acerca de plantas medicinais, seus usos e tratamentos. Anotou tudo em cadernos: queria deixar registrado, por escrito, paras futuras gerações, uma tradição até então oral. O que ele não imaginava é que esta sabedoria também seria passada ao grande público”.
paje
O pajé Agostinho Manduca Mateus Ïka Muru, da etnia Huni Kuin, morreu pouco tempo após coletar os dados/Foto: Camilla Coutinho

A publicação afirma que a edição apresenta plantas com poder de cura, estabelecendo um diálogo entre a classificação botânica e o conhecimento espiritual do povo Huni Kuin.
“São quatro capítulos que contam histórias e tradições desta etnia. Em princípio, a distribuição do livro seria apenas entre os índios. Após reunião entre eles, ficou definido que também poderia ser apresentado ao grande público. Por isso, é escrito em português e hatxa kuin, a língua deles”, explica Quinet.
A publicação teve uma primeira tiragem de mil exemplares, produzida em papel plásticode garrafas PET, para sobreviver à umidade da floresta.
Em maio, 400 exemplares foram distribuídos entre pajés e aprendizes do Rio Jordão, em uma grande festa, e também para líderes e pajés das 32 aldeias da região ao longo do rio. Através de uma votação entre os Huni Kuin, foi decidido que o livro poderia ser distribuído também fora da aldeia indígena.
Kellyton Lindoso, Da ContilNet Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário