quarta-feira, 30 de julho de 2014

JORDÃO: Investimentos em educação tiram Jordão do último lugar em IDH

Dois municípios amazonenses, Atalaia do Norte (AM) (0,259) e Itamarati (AM) (0,266) completam a relação de municípios com os menores IDHM Educação. Na região Norte, o mais baixo é de Melgaço (PA), com IDHM Educação igual a 0,207. Em termos percentuais, Mateiros (TO) (509,2%), Jordão (AC) (444,2%), Japurá (AM) (331,3%) e Pauini (AM) (328,4%) são os municípios que apresentaram os melhores desempenhos nessa área.
Com a nova classificação a cidade de Jordão – uma das mais isoladas na região do Juruá – progrediu no ranking apresentando-se como segundo município da região norte com maior crescimento nos indicadores educacionais. Jordão não saiu do índice de muito baixo desenvolvimento.
Praticamente em uma década o Acre tirou sete municípios da situação de muito baixo desenvolvimento. Em 2000 eram 20 cidades nessa classificação. Em 2013, segundo dados do PNUD, Rio Branco foi classificado como alto desenvolvimento humano e mais sete cidades: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Sena Madureira, Brasileia, Acrelândia, Plácido de Castro e Epitaciolândia, como médio desenvolvimento.
O Estado brasileiro é obrigado a medir o IDH, a partir do pacto assinado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e enfrentado de forma mais positiva com Luiz Inácio Lula da Silva, que assinou o pacto dos Oito Objetivos do Milênio (ODM).
Da redação de Ac24Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário