segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ministro das Cidades e governador entregam fábrica de ração para peixes

Fábrica é a mais moderna do país e vai reduzir custos aos produtores (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Mais desenvolvimento para piscicultores do estado. Essa é a proposta da Fábrica de Ração para Peixes, inaugurada neste domingo, 29, pelo governador Tião Viana e pelo ministro das Cidades, Gilberto Occhi. Localizada na BR-364, sentido Rondônia, a indústria consolida um novo tempo para a piscicultura no Acre.

“Uma das coisas principais para quem cria peixes é a ração, que onera despesas para o piscicultor. Agora a gente vai ter como adquiri-la com custo menor do que trazendo de fora”, disse Sansão Nogueira, piscicultor e presidente da Central de Cooperativas de Piscicultores do Vale do Juruá.

Expansão de mercado e modernização

Em sua segunda visita ao Complexo de Piscicultura, o ministro Occhi ressaltou o arrojo da iniciativa: “Uma indústria como essa vai atender não só ao mercado local, mas também gerar aqui uma economia melhor, promovendo a exportação para os estados brasileiros e, principalmente, melhorando as divisas do nosso Brasil, exportando para os países vizinhos e quem sabe, para a Europa. Está de parabéns o povo do Acre”, declarou.

Para o produtor Francisco Alves, de Sena Madureira, o projeto do Complexo representa muita vantagem. “Estamos entrando no ramo da piscicultura, estamos recebendo os tanques. Agora já tem a fábrica de ração aqui perto da gente e daqui a pouco tem o frigorifico pra comprar da gente, nós já teremos pra quem entregar”, explica Francisco.

Tião Viana ressaltou que a fábrica faz com que o Acre ingresse definitivamente na era industrial com tecnologia avançada. “Essa é a fábrica mais moderna que existe na América do Sul, outra comparada a ela só no Chile. A tecnologia veio da Dinamarca. O Edvaldo Magalhães e sua equipe ajudaram muito e o apoio da presidente Dilma foi decisivo para que pudéssemos ter um investimento ajudará milhares de produtores”, afirmou.

Atividade diferenciada: ração para peixes carnívoros

O secretário Edvaldo Magalhães, que responde pela Sedens, pasta responsável pelo empreendimento, frisou que foi dado o passo decisivo para a piscicultura moderna e competitiva: “Tudo que o produtor quer é poder contar com um alevino de qualidade, que nós já temos em nosso laboratório e uma ração que possa converter melhor na engorda do seu peixe”.

Magalhães explica ainda que o diferencial dessa indústria para as demais do país está nas rações. É que no Acre já começa a ser produzida ração para peixes carnívoros, comuns em criadouros desta região, como por exemplo, o pirarucu e pintado. Essa fábrica fará as rações convencionais e as especiais.

Reportagem completa AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário