quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Bolívia: estudantes do curso de medicina esperam há mais de um ano pelo Exame de Grado

ucebol
Centro de estudo da Ucebol ,em Santa Cruz de La Sierra
Estudantes que concluíram o curso de medicina na Ucebol e em outras universidade da Bolívia estão há mais de um ano a espera da liberação do Exame de Grado ou de graduação, uma espécie de exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Nesta quarta-feira (12) um estudante acreano, que concluiu o curso em janeiro do ano passado procurou a ContilNet Notícias para denunciar a Ucebol e o Ministério da Educação da Bolívia.
“Estou a mais de um ano esperando minha documentação. A Ucebol diz que está esperando pelo Ministério da Educação, quando chego lá (no Ministério), eles dizem que a universidade tem que pagar uma multa de 10 mil bolivianos para que possam liberar os documentos”, conta o estudante.
De acordo com as informações repassadas pelo estudante, que pediu sigilo à identidade, cerca de 100 pessoas que estudaram na Ucebol e na Ecológica estão a espera da liberação do Exame de Grado há mais de um ano.
“Não sabemos a quem recorrer e temos que passar por esta humilhação, calados”, diz o médico recém-formado, que espera os documentos para poder fazer a revalidação no Brasil.
Entenda Como é a Formação Médica na Bolívia
Existe Vestibular na Bolívia?
- Sim, mas somente nas faculdades federais. Quem forma nas faculdades federais não precisa fazer o Exame de Graduação. (Ver abaixo).
- Nas faculdades particulares não tem vestibular. Mas quem se forma nas faculdades particulares é obrigado a fazer o Exame de Graduação.
Qual o Tempo de Graduação na Bolívia?
- São 06 anos, ou seja, 12 semestres com no mínimo 7.500 horas (Ucebol possui 11.021 horas) que são divididos da seguinte forma:
- 05 anos (10 semestres, ou seja, do 1º ao 10º) divididos entre teorias, laboratórios e práticas hospitalares.
- 01 ano (11º e 12º semestres) de INTERNATO, sendo: 03 meses de Cirurgia, 03 meses de Pediatria, 03 meses de Clinica Médica e 03 meses de Ginecologia e Obstetrícia.
O Que Acontece Quando Termina o Internato?
- Terminado o internato o aluno é obrigado a fazer a PROVINCIA que é um serviço rural obrigatório de 03 meses em um lugar pré-determinado pelo Ministério da Saúde da Bolívia.
- Tanto os alunos das universidades federais como das particulares são obrigados a fazer essa prestação de serviço ao governo boliviano. Esse processo ainda faz parte da graduação médica.
Terminado a Provincia o Que Acontece?
- Os alunos das faculdades particulares tem que prestar o EXAME DE GRADO ou EXAME DE GRADUAÇÃO, como se fosse o Exame de Ordem da OAB no Brasil.
- Se o graduando não passar neste Exame de Grado, ele não recebe seu Diploma Médico. Terá que estudar para prestar novamente o Exame de Grado, que é realizado 02 a 03 vezes por ano.
- O Exame de Grado é uma junta médica, com médicos dos hospitais, docentes das faculdades, representante do Colégio Médico (como se fosse o CRM do Brasil).
- Durante o Exame de Grado, o candidato tem 01 hora para examinar um paciente que vai ser determinado pela Junta Médica e terá que fazer a História Clinica, Hipótese Diagnostica e Tratamento, além de defender o caso perante uma Bancada Examinadora.
Quando Recebo o Meu Diploma de Médico?
- Somente depois de aprovado no Exame de Graduação.
Diferença Entre Brasil e Bolívia
- Na Bolívia não existe vestibular (universidades particulares), mas o aluno só recebe o Diploma Médico depois de ser aprovado no Exame de Grado, provando que ser apto para exercer a profissão médica. Diferentemente de São Paulo - Brasil, onde existe vestibular em todas as faculdades, os alunos que participam do Exame do Cremesp, mesmo sendo "REPROVADOS", recebem o Diploma Médico. Nos demais estados brasileiros, os alunos não participam de Exames após o término do curso. (Fonte: Netcina)
Agência ContilNet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário