sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Volume de chuvas aumenta no estado e previsão é de cheia repentina dos principais mananciais do Acre

RIO RIO
O nível do rio Acre teve elevação considerável nesta quinta-feira e deve continuar a subir durante o final de semana por causa do volume das chuvas previsto para os próximos dias.
Para se ter uma idéia, após a chuva desta quarta-feira, o nível do manancial na capital Rio Branco atingiu a marca de 8.74m de profundidade na manhã desta quinta-feira, 9. Ou seja, nas últimas 72 horas o manancial subiu mais de 2m, segundo a Defesa Civil Estadual. Somente de quarta para quinta-feira foram 90,00 mm de chuvas nas cabeceiras do rio Acre.
O meteorologista Davi Friale, do Portal O Tempo Aqui,  informa que as chuvas serão intensas na maior parte do Acre pelo menos até a próxima segunda-feira, 13.
“Portanto, chuvas intensas, muitas vezes, acompanhadas de raios e ventanias, vão continuar a ocorrer, em Rio Branco e em todos os demais municípios do estado, pelo menos, até a próxima segunda-feira, dia 13 de janeiro. Em alguns municípios, poderá, até, haver muito Sol, sem chuvas, por um ou dois dias, mas, no geral, as chuvas vão predominar. Assim, espera-se, a partir da próxima semana, um aumento considerável do nível dos rios acreanos, notadamente, o Juruá, o Tarauacá, o Purus e o Acre.
Ainda segundo, Friale o volume de chuvas no Acre será intenso até o mês de abril. 
“Em Rio Branco, nos primeiros oito dias de janeiro, já choveu 208mm, ou seja, 72,3% do esperado para todo o mês. Pelas análises iniciais, parece que as chuvas serão abundante, até a segunda quinzena de abril, quando deverá chegar a primeira frente fria de impacto de 2014. Antes, deverão chegar outras frentes frias, mas de fraca intensidade”, acrescenta.
Luciano Tavares – da redação de ac24horas - lucianotavares.acre@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário