sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Acreanos poderão emitir certidões de nascimento, casamento e óbito via internet


Solicitar, receber e guardar eletronicamente certidões de nascimento, casamento e óbito será possível no Acre. É o que informa o site Região Noroeste.

De acordo com o site, o usuário poderá baixar o documento eletrônico original em seu computador e remeter a órgãos públicos e privados. A certidão digital é um documento original do tipo PDF, assinado como certificado digital e válido em todo o território nacional.

Pode, por exemplo, ser enviada por meio eletrônico para bancos, escolas, planos de saúde e órgãos públicos, como Receita Federal e INSS. Enquanto estiver no formato digital é original, mas, caso seja impressa, será uma cópia simples.

Além do Acre, após o lançamento das certidões eletrônicas em São Paulo, outros quatro estados já aderiram ao projeto: Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco e Amazonas já emitem certidões interestaduais de nascimento, casamento e óbito, possibilitando ao cidadão obter a 2ª via de sua certidão no cartório mais próximo de sua casa ou trabalho, sem a necessidade de deslocamento ou contratação de despachantes para realizar o serviço.

Para usufruir do novo serviço, basta ao usuário acessar o endereço www.registrocivil.org.br, selecionar a opção eletrônica em meio de envio, o tipo de certidão que precisa (nascimento, casamento ou óbito) e seguir o passo a passo do processo de solicitação.

O link para a certidão digital (assinada digitalmente pelo oficial do cartório) será remetido ao e-mail do solicitante. O prazo, o custo e a validade da certidão digital são os mesmos das certidões em papel.

Da Redação da Agência ContilNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário