segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Governador recebe Comissão de Relações Exteriores do Senado que irá tratara imigração haitiana

Tião Viana se encontra com equipe da Comissão de Relações Exteriores no aeroporto de Rio Branco (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na manhã desta segunda-feira, 2, no aeroporto internacional de Rio Branco, a Comissão de Relações Exteriores do Senado. Liderada pelo senador Jorge Viana, a comissão se dirigiu para Brasileia, onde irá tratar especificamente da questão do fluxo migratório de haitianos para o Brasil usando a cidade de fronteira acreana como porta de entrada.

A comissão também é formada pelos senadores Aníbal Diniz, Sérgio Petecão, a deputada Perpétua e outros parlamentares, além do Secretário de Assistência Social, Antonio Torres. “O mais importante desse trabalho é que se encontre uma solução e que a população de Brasileia volte a ter a normalidade estabelecida e o povo do Haiti siga tendo a solidariedade  brasileira”, ressalta o senador Jorge Viana.

Mais de seis mil haitianos já entraram no Brasil pelo Acre. A migração começou em 2010, pouco tempo após o Haiti ter sido completamente devastado por um grande terremoto. Somente em setembro, 500 haitianos se encontravam no abrigo improvisado pelo governo do estado.

O governo do Acre, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e a Secretaria de Assistência Social, tem se esforçado para prestar serviços básicos para os haitianos. Além do abrigo e refeições, foram realizadas até mesmo capacitações, com informações sobre a Lei Maria da Penha, entrega de apostilas e aulas de português/crioulo para auxiliar o período de permanência dos estrangeiros no país, orientações jurídicas, trabalhistas e psicossociais, além de entrega de preservativos e encaminhamentos na área de saúde.

Por Sameul Bryan
Agencia de Notícia do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário