Seguindo sua
rotina semanal, governador Tião Viana, acompanhou, no último sábado, 16, de
perto as obras de manutenção da BR-364 entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco,
completando 14 semanas seguidas de fiscalização dos trabalhos na rodovia. O tom
das conversas de Tião Viana é de agradecimento a cada funcionário e chamada
para mais esforços: "Vamos trabalhar o inverno todo, vocês estão
prontos?".
A convocação já está sendo atendida, o motorista
Wangleis Martins não titubeou em responder, “que maravilha, estamos prontos!”.
Ao saber da chegada de um tanque para ajudar no trecho Gregório-Cruzeiro, o
motorista mostra o empenho das equipes: “Isso é muito importante, vamos poder
fazer a manutenção da estrada sempre”.
O
Departamento de Estradas e Rodagem do Acre (Deracre) está com três frentes
de trabalho na BR-364. Duas entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul, realizando
reciclagens e uma entre Manoel Urbano e Feijó, que já está com o pavimento
concluído.
No trecho
Tarauacá-Gregório, coordenado pelo major Sandro Oliveira, a chegada dos
materiais e equipamentos é a principal dificuldade. Percalços que o governador
ouvi e procura resolver em cada passagem, garantindo que o trabalho siga um
ritmo acelerado. “Estamos agora com os últimos 7 quilômetros de reciclagem das
áreas danificadas”, comenta Tião.
E
para os que querem atravessar o Acre, José Expedito “Piauí”, técnico de
estrada e encarregado do TSD – tratamento superficial duplo, dá a dica: “O novo
pavimento está bom, os trechos críticos já estão sendo recuperados”.
Acompanhamento trecho a trecho
Em
14 semanas seguidas o governador Tião Viana acompanhou 8.820 quilômetros de
BR-364 entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Pôde observar de perto o avanço da
reciclagem e manutenção de partes críticas, da pavimentação do trecho Manoel
Urbano-Feijó e também a chegada de novas máquinas, como a MDR e o Distribuidor
de Agregados, além de assim poder decidir junto de suas equipes os melhores
procedimentos.
“É isso que
gosto de ver”, comenta o governador quando vê o avanço na recuperação de um
grande desbarrancamento. A manutenção tem que ser constante e a vistoria dessas
obras também para que o estado seja sempre integrado, “assim deixamos a BR-364
do tamanho e respeito que todos têm que ter com o povo do Juruá e com a união
do Acre”, ressalta. E antes de seguir para o próximo trecho mais informações,
“Como está o estoque de cimento? E a pintura do asfalto, quando sai?”,
questiona.
Convidado
a ver de perto os trabalhos na rodovia, o empresário Roberto Vieira,
conhecido como Roberto da Princesinha, vê com alegria o esforço de Tião
Viana e suas equipes e a possibilidade econômica que a BR proporciona. “O Juruá
poderá ter produtos mais baratos e mais variados a sua disposição”,
comenta.
Adão
Aquino, gerente de passagens de uma empresa de ônibus que faz o trecho Rio Branco-Cruzeiro
do Sul, reconhece a importância da fiscalização contínua na BR. Sua empresa
estava prestes a tirar veículos de circulação, agora já estão planejando
aumentar a frota: “Estamos rodando de manhã e a noite. Agora vamos
colocar mais um ônibus a noite, pois a BR está dando condições”, comenta Adão,
mostrando que a integração do Acre está sendo feita diuturnamente.
Novo limite de peso
Para
manter a segurança e conforto do tráfego ao longo da BR-364, o Deracre,
estabeleceu, a partir de 15 de novembro deste ano, um novo limite máximo de
peso PBT (Peso Bruto Total) dos veículos.
Segundo
a portaria portaria Nº 1091/2013 para os que trafegam no trecho Sena
Madureira/ Cruzeiro do Sul e vice e versa os limites são:
I
- Caminhões leves tipo ¾: 9.000 Kg; (PBT);
II
- Caminhões 02 eixos (toco): 12.000 Kg (PBT);
III
- Caminhões Truck 03 eixos: 18.000 Kg (PBT).
Agencia de Notícia do Acre
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