segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Concurso Público no Acre: Governo lança edital para 1.062 vagas na saúde


Profissionais da área de saúde terão uma oportunidade para ingressar na carreira estadual. O governador Tião Viana lançou edital do concurso público para preenchimento de 1.062 cargos de nível médio e superior, além do cadastro de reserva, nesta sexta-feira, 1°. Os novos contratos atenderão às demandas das unidades de saúde de média e alta complexidade.

O governador Tião Viana ressaltou que o concurso é fruto de um grande avanço de consolidação do diálogo com o sindicalismo do setor. “São 1.062 vagas agora, mas chegarão a 2,5 mil no próximo ano e um investimento de R$ 56 milhões. O Acre tem a melhor avaliação do Sistema Único de Saúde em nível nacional, e a saúde sempre envolve enormes desafios. Estamos dando um grande passo agora”, disse Tião Viana.

A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, explicou que os avanços no Acre, na área de saúde, foram significativos nos últimos anos, e os investimentos na área de infraestrutura passaram a exigir novas contratações. “Conseguimos evoluir muito nesses três anos e buscamos a ampliação da infraestrutura. Teremos o Instituto de Traumatologia e Ortopedia, cinco novas UPAs, dois centros de atenção psicossocial, unidades nos municípios e a ampliação do Hospital de Urgência. Todos esses locais vão demandar mais profissionais”, explicou a secretária.


Evandilson Costa, presidente do Conselho Estadual de Saúde, ressaltou que o concurso é um grande avanço e representa um salto de qualidade no atendimento. “É uma garantia para os profissionais que estão se formando, para as famílias desses profissionais, para a economia do Estado e para a sociedade, que terá um melhor serviço.”“Esse é um sonho de todos nós e uma reivindicação que foi atendida pelo governador Tião Viana. Com o preenchimento das 2,5 mil vagas, teremos a necessidade atendida e um novo padrão de atendimento na saúde. Com mais profissionais, o serviço ofertado se torna melhor”, disse.

Para Marcus Vinícius Yomura, presidente do Conselho Regional de Medicina no Acre (CRM/AC), o concurso é uma oportunidade de regularizar a situação dos médicos no Acre e de contar com a vinda de novos profissionais, nas diversas especialidades. O Estado reúne hoje 800 médicos inscritos regularmente no conselho, sendo que aproximadamente 500 atuam em Rio Branco.Mais informações sobre o concurso estarão disponíveis no edital a partir da próxima segunda-feira, 4, no Diário Oficial do Acre (www.diario.ac.gov.br) e no portal da Secretaria de Saúde (www.saude.ac.gov.br). A secretária de Gestão Administrativa, Flora Valladares, explicou que as inscrições estão abertas a partir do próximo dia 4, com a realização das provas na segunda quinzena de dezembro e o resultado em janeiro. Nessa primeira fase, serão 184 vagas para médicos, em 52 especialidades.

Cargos disponíveis - Nível médio/ áreas de assistência: citologia, enfermagem, hemoterapia, nutrição e dietética, ortose e prótese ortopédica, prótese dentária, radiologia, saúde bucal e segurança do trabalho.
Nível superior/áreas de assistência: administrador, contador, analista de sistema, economista e engenheiro químico e civil.
Nível superior/áreas de assistência: assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, físico médico, fonoaudiólogo, psicólogo, químico, terapeuta ocupacional, farmacêutico, fisioterapeuta e nutricionista.
Médicos: vagas em 52 especialidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário