segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Tião Viana lança PAA, entrega equipamentos e participa de procissão em Tarauacá

Tarauacá comemorou os investimentos feito pelo governo no município (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A cidade de Tarauacá  celebrou na última semana o novenário de São Francisco e encerrando a celebração religiosa, na noite de sexta-feira, 5, a comunidade se reuniu para a procissão em homenagem ao santo. O governador Tião Viana; vice-governador César Messias; senador Aníbal Diniz; o assessor de Governo, Raimundo Angelim e o deputado Geraldo Pereira participaram do evento que reuniu devotos de diversas regiões do município que peregrinaram pelas principais ruas da cidade carregando tijolos, motosserras e outros objetos como pagamento das promessas feitas ao santo.

Após participar da procissão, Tião Viana e César Messias lançaram, juntamente com o secretário de Produção, Lourival Marques o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Tarauacá durante a 1ª Feira da Agricultura Familiar do município. Também foram entregues equipamentos para produtores rurais.

Um novo tempo para os agricultores de Tarauacá
A solenidade realizada na Feira da Agricultura Familiar reuniu produtores de diversas culturas, entre eles os que estão participando do programa de piscicultura, como o senhor Francisco Ferreira Brasil, o Pixote.

Pixote se orgulha em contar que foi o primeiro produtor de Tarauacá a ter um tanque de piscicultura feito pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

“Nunca vi um governo tão empenhado na área da agricultura como eu vejo o do governador Tião Viana. A gente não tem nem como agradecer tudo isso ao governador e ao secretário Lourival. Essa feira é uma felicidade e uma honra pra nós, falo isso em nome de todos os produtores. É uma satisfação passar por um momento de tanta felicidade”, declarou Pixote.

Lourival Marques disse que a feira, a entrega de equipamentos e o crédito para aquisição de alimentos só se tornaram possíveis com a determinação de Tião Viana em fortalecer a agricultura familiar do Estado. O secretário também agradeceu a equipe da Seaprof, liderada pelo gerente Narcélio Bayma, que tem prestado assistência aos produtores.

O secretário de Produção frisou que a Feira da Agricultura Familiar é uma demonstração do trabalho executado nos últimos dois anos e 10 meses de governo.
Governador Tião Viana também participou da procissão de São Francisco (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Durante a feira Lourival Marques apresentou uma breve prestação de contas do que a Seaprof já executou na cidade. Segundo o secretário, está em fase de conclusão e entrega 300 tanques de piscicultura; já foram mecanizadas 400 hectares de áreas rurais; foram entregues 13 mil mudas de citrus (laranja, tangerina e limão); foram construídos 210 galinheiros para criação de galinha caipira; foram entregues 20 kits de casa de vegetação para produção de hortaliças, entre outras ações.

“Hoje estamos entregando quatro tanques de resfriamento de leite, estamos iniciando o PAA com R$ 236 mil para serem comprados produtos dos nossos agricultores nos próximos três meses. Esse dinheiro vai para as mãos dos nossos produtores, os alimentos beneficiarão 1.700 pessoas. Aqui na feira também está sendo assinado crédito agrícola para fortalecer ainda mais as condições dos nossos produtores rurais”, acrescentou Marques.

Do abacaxi gigante a produção diversificada
Raimundo Angelim, assessor de Governo, ressaltou que com os investimentos do governo do Estado na agricultura tem mudado a realidade do município. “A minha Tarauacá agora não é mais conhecida apenas pelos abacaxis gigantes porque agora se produz tudo aqui. Essa feira é uma pequena amostra disso”, declarou Angelim.
O senador Anibal Diniz  elogiou o trabalho do governo e da prefeitura (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O senador Aníbal Diniz concorda que a feira apresentava a diversidade de produção. “Isso é fruto do trabalho diário dessas pessoas que se dedicam a produzir alimentos por terem a certeza que há um programa de aquisição de alimentos, criado pelo presidente Lula e incrementada pela presidenta Dilma e nessa parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura o programa ganha mais intensidade”, completou o senador.

Na solenidade também foi entregue um caminhão, adquirido com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Thaumaturgo Lima. O veículo será para suporte de produtores rurais do município.

logo

Nenhum comentário:

Postar um comentário