quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Polo naval de Cruzeiro do Sul será inaugurado no fim de outubro

O polo vai agregar pequenos, médios e grandes construtores navais, os bajoleiros e os mecânicos (Foto: Onofre Brito)
O polo vai agregar pequenos, médios e grandes construtores navais, os bajoleiros e os mecânicos (Foto: Onofre Brito)

Construtores navais, bajoleiros e mecânicos ligados à Cooperativa dos Bajoleiros (Cooperbajola) visitaram as obras do polo naval que está  sendo construído às margens do rio Juruá, no bairro Miritizal em Cruzeiro do Sul pelo governo do Estado. Além de conhecer as instalações, os profissionais discutiram com a equipe da Secretaria da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis e Desenvolvimento Florestal (SEDENS), detalhes da grande festa que vai acontecer na inauguração do polo nos dias 26 e 27 de outubro.

Na programação da inauguração vai ocorrer o segundo festival de bajolas, com muitas novidades em relação ao do ano passado. Haverá  corrida de bajolas em quatro categorias e, como novidade, a corrida de canoa a remo, além de competições de vôlei e futebol de areia, corrida de cavalos e disputa de miss bajola.

O diretor regional da Sedens em Cruzeiro do Sul, José Maria Freitas, disse que graças à sensibilidade do governador Tião Viana e do secretário Edvaldo Magalhães com a situação da classe de construtores navais e mecânicos de embarcações o governo investiu cerca de R$ 1.700.000 na construção da estrutura física do polo. Além disso, o governo ainda firmou um convênio com a Cooperbajola em que foi adquirido mais de R$ 1.000.000 em equipamentos, tudo de última geração.
Construtores navais, bajoleiros e mecânicos ligados à Cooperativa dos Bajoleiros visitaram as obras do polo naval (Foto: Onofre Brito)
Construtores navais, bajoleiros e mecânicos ligados à Cooperativa dos Bajoleiros visitaram as obras do polo naval (Foto: Onofre Brito)

O polo vai agregar pequenos, médios e grandes construtores navais, os bajoleiros e os mecânicos. A construção é adaptada para funcionar todo o ano: no período seco, o acesso se dá por uma rua no bairro Miritizal asfaltada pelo programa Ruas do Povo e no período chuvoso pelo rio.

Atualmente com 26 sócios, a Cooperbajola vai gerenciar o polo assim que o governo entregar a obra. O presidente da Cooperbajola, Nivaldo Santos, conta que cada sócio vai dar uma contribuição mensal para a manutenção das instalações e para formação de um fundo de reserva para futuros investimentos. Ele informa que no polo serão construídos vários itens como bajola, baleeira, canoa, batelão, rebocador, barco de alumínio de todos os tamanhos.  Além disso, haverá a produção de palhetas e o embuchamento de rabetas.

O construtor de bajolas Airton Nascimento de Oliveira está satisfeito com a inauguração próxima do polo. Para ele tudo vai facilitar, pois o cliente vai encontrar tudo num local só, desde a construção de barcos até o conserto. Oliveira é um dos pioneiros no ramo de construção de bajolas e participou do trabalho coletivo que resultou na invenção da nova embarcação.
Ele conta que o principal motivo que levou à descoberta da bajola foi a vontade de correr mais entre os canoeiros. Dessa forma foi surgindo a embarcação, mais arredondada que uma canoa, com bico de pato e apropriada para navegar em lâmina de água muito fina.

Flaviano Schneider - Agencia de Notícia do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário