quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ndios arredios expulsam moradores em Vila de Madre de Dios na fronteira do Acre com o Peru

Índios arredios expulsam moradores em Vila de Madre de Dios na fronteira do Acre com o Peru

Moradores da Vila Nova Oceania na província de Tahuamanu que tem como capital a cidade de Inapari (Peru) estão aterrorizados com agressão que vem sofrendo por parte de índios que nunca tiveram contato com a civilização.
Em 2006, 14 índios fizeram suas primeiras aparições nas margens da beira do rio localizado na comunidade. Em setembro desse ano, foram avistados mais arredios no porto de monitoramento daquele país. Agora, os moradores relataram que novos índios armados com flechas estão invadindo a cidade obrigando os moradores a saírem de suas casas. Várias famílias já se mudaram para a cidade de Ibéria.
A comunidade marcou audiência com as autoridades do país para relatar a situação. A comissão composta por prefeitos, vereadores, representantes do Ministério da Cultura do Peru, representantes do Parque Nacional do Alto Purus embarcaram no inicio dessa semana para fazer o monitoramento da região e tentar os primeiros contatos com os arredios.
Nessa reunião, foi orientado que a comunidade não tentasse contato com os índios com alegação de contrair doenças. A prefeitura da cidade montou plano de evacuação da área e trouxe crianças e mulheres da pequena cidade para capital.
com informações do Correio Don Jaque

Nenhum comentário:

Postar um comentário