quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Deputada Perpetua Almeida coordena campanha que incentiva a participação feminina na política.

Perpetua_640_in1

Elas são mais da metade dos eleitores no Brasil, mas não votam em mulheres. Na Câmara dos Deputados, por exemplo, apenas 8,7% das vagas são ocupadas por mulheres. Na Assembleia Legislativa do Acre, das 24 cadeiras, só quatro são preenchidas por mulheres.
Para mudar essa realidade, a bancada feminina e procuradorias especiais da Mulher da Câmara e do Senado lançaram a campanha ‘Mulher, tome partido. Filie-se!’. No estado, a mobilização é coordenada pela deputada federal Perpétua Almeida (PC do B). O objetivo é impulsionar a participação feminina na Política.
O lançamento no Acre será na próxima quinta-feira (26), a partir de 10 h, no plenário da Assembléia Legislativa. “ Vamos lotar o plenário de mulheres de todos os partidos e até sem partido para
modernizar, inclusive com o apoio da ONU, a política no Brasil. Tenho certeza que quando as casas legislativas e até o executivo for ocupado meio a meio por mulheres teremos uma política mais humanizada”, declara a parlamentar.
Durante todo o mês de setembro, a campanha estará sendo lançada em todos os estados. Com isso, espera-se aumentar em 20% o número de mulheres filiadas a partidos políticos até o dia 4 de outubro, prazo final de filiação para quem deseja concorrer a um cargo político nas eleições gerais de 2014. Os organizadores da campanha também esperam ampliar em 30% a representação da bancada feminina na Câmara e no Senado no próximo ano.
“Há necessidade de elevar o nível da consciência política, debater a importância da participação feminina na tomadas de decisão desse país e pra isso é preciso ter mais força. Por isso é importante que a mulherada escolha um partido que se identifique com suas causas e ocupe seu lugar na política. Vemos aqui em Rio Branco, a diferença que nossas companheiras fazem apesar de serem tão poucas. Imagine quando formos muitas mais!”, disse Perpétua.
De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,5% da população brasileira são mulheres, ou seja, mais de 97 milhões de brasileiras. Mas, nas eleições de 2010, apenas 45 mulheres foram eleitas deputadas federais, representando 8,77% das cadeiras da Casa. No Senado, foram eleitas sete mulheres das 54 vagas preenchidas no Senado naquele ano, o que representou 12,99% do total.
(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário