quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Bancários rejeitam proposta e entram em greve nesta quinta-feira


Em assembleia com cerca de 170 participantes, ocorrida no fim da tarde desta quarta-feira (18), na Praça Povos da Floresta, centro de Rio Branco, os bancários aprovaram greve nacional a partir da 00 hora desta quarta-feira (19).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, a proposta ofertada pela Fenaban não cobre as reivindicações da categoria. Batistela explica que o setor bancário é o mais sólido e lucrativo da economia do país, com ganho médio de 18%, mas, infelizmente, que repor apenas 6,1% de reposição salarial aos seus funcionários.

O dirigente explica que, além de negar aumento real nos salários, pisos, PLR e todas as verbas salariais, apresentou uma proposta rebaixada de 6,1%,percentual esse que sequer recompõem a inflação do período medida pelo INPC, de 6,93%).

-Queremos informar a sociedade que a proposta da Fenaban ignora todas as reivindicações dos bancários sobre emprego, saúde, condições de trabalho,segurança e igualdade de oportunidades, assim não restando outra alternativa para buscar melhoria na proposta a não ser uma greve, explica Batistela.

"Somente os seis maiores bancos tiveram lucro líquido de R$ 29,6 bilhões no primeiro semestre, alcançando a maior rentabilidade do sistema financeiro internacional,graças principalmente ao aumento da produtividade dos bancários. Por isso consideramos a proposta, que não tem aumento real e desconsidera as demais reivindicações,como uma provocação dos bancos", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.

Manoel Façanha da Agência Contil Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário