quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Tortura: diretor do Iapen afirma que denúncias de presidiário são inverídicas

Dirceu afirma que o reeducando já chegou no Acre com sérios problemas de saúde/Foto: Selmo Melo/Agência ContilNet

No final da tarde desta quarta-feira (31), foi realizada uma coletiva de imprensa a fim de tratar sobre as acusações de tortura, maus tratos e violência de servidores contra o reeducando W.F.S, do Presídio Antônio Amaro Alves.

De acordo com o diretor-presidente do Iapen, Dirceu Augusto, as afirmações do presidiário que foi transferido para Rio Branco no dia 23 de março deste ano sob permuta do Estado de Rondônia são inverídicas.

Dirceu afirma que o reeducando já chegou ao presídio acreano com sérios problemas de saúde. Ele garante que “os problemas se agravaram depois que W.F.S. sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC)”. 



Em Porto Velho, capital de Rondônia, o preso cumpria pena por homicídio e roubo, até conseguir transferência para o Acre no início deste ano. Aqui, ele passou aproximadamente 20 dias no presídio Francisco de Oliveira Conde, e depois foi encaminhado para o presídio Antônio Amaro.

Ainda segundo o diretor do Iapen, os dirigentes foram convocados na manhã desta quarta-feira para tratar do assunto. “Eu coloco a mão no fogo por nossos servidores”, assegura.

Quando um reeducando alega que foi espancado ou seriamente ameaçado a denúncia é levada para a corregedoria, onde um processo judicial é instaurado. Toda a documentação do presidiário e laudos do Instituto Médico Legal (IML) foram recolhidos para averiguação.

De acordo com a equipe do Iapen, esta não é a primeira vez que o reeducando W.F.S acusa um presídio de violência. Em Rondônia ele também denunciado o presídio por agressão.

O Ministério Público do Acre já instaurou processo policial para apurar o caso, e ouvirá todos os envolvidos citados pela denúncia.

Agência ContilNet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário