sexta-feira, 16 de agosto de 2013

TARAUACÁ:Tião Viana entrega equipamentos para mulheres indígenas

(Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Um passo importante para a autonomia de mulheres indígenas da região de Tarauacá foi dado nesta quarta-feira, 14, quando o governador Tião Viana, acompanhado pelo vice-governador César Messias e pela secretária de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, fez a entrega de equipamentos para o desenvolvimento das atividades artesanais das casas de cultura dos povos Yawanawá e Kaxinawá.

Tião Viana ressaltou que ao todo estão sendo entregues 75 equipamentos para mulheres indígenas. Ele detalha que para cada aldeia beneficiada foi entregue um kit contendo um fogão industrial; uma seladora de embalagem; um motor para barco; um barco de alumínio; um motor de artesanato e 10 máquinas de costura.

“Fico muito feliz em ver que esse trabalho da Secretaria de Políticas para as Mulheres esteja chegando aos lugares mais isolados do Acre, nas aldeias. Isso se constitui em esperança para essas mulheres e suas comunidades”, afirmou Tião.

A secretária Concita Maia explicou que o projeto para financiar os equipamentos para as casas de cultura artesanal surgiu por meio de uma solicitação das comunidades indígenas.

“Elas [as indígenas] apresentaram como proposta a Casa de Produção e Cultura das Mulheres Indígenas Yawanawá. Trata-se de um espaço para fortalecimento da autonomia econômica da mulher, mas ao mesmo tempo, de fortalecimento da identidade cultural”, comenta a secretária.

Uma nova oportunidade para índias e suas tradições

Entre os equipamentos, foram entregues barcos com motores e máquinas de costura (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Representando as mulheres Yawanawás, Edna Yawanawá agradeceu ao governo do Estado pelos investimentos em equipamentos.

“Para nós, mulheres indígenas que estamos nas aldeias, é motivo de grande alegria receber esses equipamentos, principalmente, devido à distância do lugar onde moramos. Isso significa muito para gente. Daqui até a aldeia onde moramos são oito horas de viagem, e os barcos, por exemplo, serão importantes para escoar a produção quando os rios secam”, observou a beneficiada.

Maria Liberdade Kaxinawá também fez questão de agradecer em nome de sua etnia. Liberdade frisou que foi a primeira vez que presenciou um governo acolher tão bem os povos indígenas. “Teremos a oportunidade para fazer mais nossos artesanatos, e assim poderemos dar um futuro melhor para a nossa comunidade localizada no Igarapé Caucho”, declarou a representante das mulheres Kaxinawás.

Prefeito agradeceu apoio do governo

(Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em sua passagem por Tarauacá, o governador Tião Viana estava acompanhado pela primeira-dama Marlúcia Cândida e por secretários de Estado, entre eles Lourival Marques, da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), que presta apoio ao trabalho da SEPMulheres, e pelos deputados estaduais Geraldo Pereira e Manoel Moraes.

A primeira-dama disse que espera ver o trabalho artesanal das mulheres indígenas ganhar ainda mais espaço com o apoio do governo, por meio da SEPMulheres.

“Espero que, com essa ajuda, esse apoio, vocês possam ensinar para as gerações futuras os valores da cultura indígena. Espero ver o trabalho de vocês brilhando em outros países, como aconteceu com os Yawanawás, que levaram o trabalho artesanal em belas luminárias para a Feira de Milão, na Itália. Que esses equipamentos ajudem a levar autonomia para as aldeias”, concluiu Marlúcia Cândida.

Nayanne Santana - Agência de Noticia do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário