terça-feira, 23 de julho de 2013

Governo admite desvio em silo graneleiro e anuncia que medidas já foram tomadas para punir culpados

Silo_capa_Abre123

Os gestores do Governo do Acre não vão esperar apenas pela defesa dos deputados da base de governo na Aleac, diante das insinuações e denúncias que o bloco de oposição apresenta diariamente na Casa. Cansado de apresentar a defesa só depois das acusações dos oposicionistas, o Palácio Rio Branco promete reverter o jogo numa nova tática para demonstrar a transparência da administração estadual.
Prova disso é que ao primeiro sinal de uma reclamação, o secretário da Seaprof, Lourival Marques, denunciou em 16 de janeiro deste ano, à Polícia Civil, servidores suspeitos de ter desviado 25 toneladas de milho da safra de 2012/2013 – do Silo Graneleiro de Plácido de castro. Com esta ação a administração estadual se antecipa ao que classifica como “golpe da oposição” e revela que denunciou e pediu investigação de funcionários envolvidos no desvio de cinco mil sacas de grãos.
Segundo informações de servidores próximos ao secretário Lourival Marques, a denúncia seria apresentado a sociedade pelo Major Rocha (PSDB) como “um grande desvio”. O deputado chegou a ventilar que teria uma grave acusação contra o gestor da Seaprof. Com a antecipação dos fatos, que seriam apresentados pelo oposicionista como uma  “bomba”, Marques desqualifica a ira do deputado militar que pretendia usar a denúncia contra as ações do governador Sebastião Viana  (PT).
Parece que depois de muitas pancadas e troca e revide de acusações, o governo resolveu melhorar sua comunicação com a população. Deixou os pitis do secretário Leonildo Rosas de lado e passou a mostrar o que realmente interessa a sociedade, que é a apuração e a apresentação dos por possíveis culpados em atos de corrupção. O governo finalmente sinaliza com uma decisão acertada.
silo_1
Procurado pela reportagem, o secretário Lourival Marques informou que a Polícia Civil já estaria com as investigações adiantadas e num curto espaço de tempo apresentará os responsáveis pelo desvio dos grãos. Marques destacou ainda, que sua gestão na pasta de agricultura será marcada pela transparência de atos e zelo com os recursos públicos aplicados no setor produtivo.
Segundo ele, o governo do Estado investiu na ampliação da capacidade para secagem e armazenagem de grãos saltando de uma capacidade estática de 5 mil toneladas para 25,5 toneladas no período de pouco mais de cinco anos. Somente na safra 2012/2013 a movimentação de milho a granel nos silos graneleiros chegou a um total de mais de 12 mil toneladas.
Com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de mais de R$ 12,4 milhões, o governo do Estado ampliou unidades armazenadoras para secagem e armazenagem de grãos em Senador Guiomard, Brasileia e Plácido de Castro e construiu silo em Rio Branco, na estrada da Transacreana, Acrelândia e outro em Capixaba.
louro_tião

Os silos graneleiros fazem a limpeza, secagem de milho e garantem espaço para armazenagem. Nesta safra 2012/2013 a movimentação de milho a granel nos silos graneleiros atendeu 191 produtores rurais. O silo graneleiro do município de Senador Guiomard ultrapassou seu percentual de ocupação e as máquinas trabalharam no limite.
Esses investimentos ampliaram a capacidade estática de armazenamento, que antes era oferecida pelos armazéns da Companhia de Armazéns Gerais e Entreposto do Acre (Cageacre), de cinco mil toneladas para 25,5 toneladas com os silos construídos em seis municípios do Estado.
Devido a essa grande demanda, é necessário haver um maior controle no movimento do estoque para não ocorrer inconsistências como identificado na unidade armazenadora de Plácido de Castro. No final de 2012 foi detectado que houve uma diferença entre o que deveria está armazenado e o que realmente encontrava-se estocado. Após o levantamento foi instaurado inquérito policial, criada comissão administrativa para apurar os fatos e modificado todos os procedimentos de entrada e saída do produto e implementado balancetes mensais.
O processo que se desenrola tanto na esfera da policia judiciária quanto na esfera administrativa envolve a subtração de mais de quatro mil sacas de milho do silo graneleiro do município de Plácido de Castro.
A comissão nomeada pelo secretário de Produção, Lourival Marques Filho promete concluirá o processo nos próximos 15 dias. Os produtores prejudicados estão sendo chamados para negociar o ressarcimento da produção. “Tomamos todas as medidas na esfera civil e criminal, não haverá complacência, tampouco conivência com os responsáveis” garantiu Lourival Marques.
Atualmente, o controle de armazenamento de grãos conta com fichas de registro em três vias, uma fica com o produtor outra com o silo e a última com a Secretaria, é feito balancete mensal tanto de armazenagem quanto fiscal e os produtores tem um cadastro individual onde consta toda a sua produção de entrada e saída dos silos.
Esse aumento de produção, de capacidade de beneficiamento e armazenagem reflete os incentivos realizados por meio das políticas públicas voltadas a produção agroflorestal. “É uma nova realidade, aliamos a segurança alimentar a uma maior produtividade. Nosso foco é a melhoria da qualidade de vida do produtor e colocar na mesa dos acreanos produtos de qualidade e de forma ininterrupta”, afirmou o secretário de Produção Lourival Marques Filho.
Veja Boletim de Ocorrências registrado pelo secretário Lourival Marques
BO_seaprof

Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário