quarta-feira, 5 de junho de 2013

XINÃ BENA - O NASCIMENTO


GRUPO DE TEATRO HIWE XINÃ BENI BIRÃTI

Formado em fevereiro de 2013, na Aldeia Pinuya, a partir do interesse do Pajé Kupy Afonso Huni Kuĩ em passar adiante o conhecimento que adquiriu com seus pais, com seu povo e com a floresta. O Grupo tem como sua principal fonte de estudo as histórias, os cantos, danças, desenhos, os costumes, os trabalhos e toda cultura material e imaterial que pertence a essa comunidade. 

O povo indígena Kaxinawá, que se autodenomina Huni Kuĩ (gente verdadeira), vive distribuído em diversas regiões do Estado do Acre e no Peru. Atualmente no Acre os Huni Kuĩ se encontram distribuídos em 12 (doze) Terras Indígenas, com 87 aldeias, localizadas nos Vales do Purus e Juruá, com uma população de aproximadamente 10 mil Huni Kuĩ o que os torna o povo indígena mais populoso do Estado do Acre. A cultura é riquíssima e bastante preservada até hoje, através da língua Hãtxa Kuĩ (língua verdadeira) e das inúmeras cantigas e histórias de nosso povo, além da tecelagem, miçangas, cerâmica, etc.

A Terra Indígena colônia 27 começou a ser formada no ano de 1972, com a chegada de três famílias Huni Kuĩ que vieram de outras regiões do Estado em busca de melhores condições de vida. Após muitos anos de luta para o reconhecimento da Terra, em 30 de outubro de 1991, a Terra Indígena colônia 27 foi demarcada e homologada com 105 hectares de extensão. No ano de 2002, mais 200 hectares foram comprados pelo Excelentíssimo Governador do Estado do Acre e acrescidos ao território com medida mitigadora, através do Plano de Mitigação da BR 364. Atualmente, esta é a menor Terra Indígena do Estado do Acre e da Amazônia Legal, com apenas 305 hectares de extensão, localizada a 8 (oito) quilômetros e 100 (cem) metros da sede do município de Tarauacá, na área de impacto direto da BR 364, no trecho que liga Tarauacá ao Município de Rodrigues Alves  e Cruzeiro do Sul.



O Pajé Kupy Afonso Huni Kuĩ, hoje com 74 anos de idade, nasceu no tempo das correrias, onde os indígenas eram mortos por esporte, outros tantos eram pegos e marcados a ferro quente com o nome de quem os “amansou”, como foi o caso de seu pai que teve que trabalhar nos seringais. Mesmo impedidos de falar na sua língua e praticar sua cultura abertamente, os conhecimentos foram passados de pai pra filho e, esse patrimônio, o Pajé considera que pertence a todos Huni Kuĩ e que portanto não pode ficar guardando pra si. Kupy Afonso é um verdadeiro Pajé, reconhecido por todo o povo Huni Kuĩ, sendo considerado um dos poucos que nasceram com preparo para lidar com esse conhecimento e um dos últimos que tem autoridade para utilizá-lo, através das medicinas, das músicas, das histórias.

Para dar início ao grupo foi escolhida a história YUBE NAWA BUSHKA ou O SURGIMENTO DA LUA. Muitos hoje em dia olham para o céu à noite, no período da lua cheia e pensam ver São Jorge em seu cavalo, mas na verdade aquela mancha que vemos na lua é a marca da mão de uma mulher no rosto de seu irmão ao tentar descobrir quem era o homem que se deitava com ela todas as noites enquanto dormia. Esta história mantém a relação da lua com os ciclos da mulher, marcando o surgimento da menstruação.

O nome do Grupo, Hiwe Xinã Beni Birãti, que pode ser traduzido como “levantar o pensamento”, foi dado pelo Pajé pois acredita que esse grupo ao pesquisar a cultura e apresentar irá fazer o pensamento caminhar, mantendo vivo o seu conhecimento e a cultura do seu povo.

Para trazer a cultura tradicional para uma nova linguagem sem perdermos o fundamento, neste espetáculo optamos por trabalhar de forma mista com a contação de histórias feita pelo Pajé e sua esposa como antigamente, com vídeo mostrando imagens da aldeia e da floresta e com teatro, trazendo no corpo, no canto e na fala a força do povo Huni Kuĩ.

O Grupo apresenta sua história em Hãtxa Kuĩ, sua fala verdadeira, sendo a tradução para o português legendada no telão, exercendo o direito de falar na sua própria língua após muitos anos de proibição e posterior discriminação que ainda encontramos em muitos locais até hoje.

Como diz Kupy Afonso, estamos buscando o conhecimento na raiz e levando às folhas, esperando que talvez em breve, por esse mundo à fora, quando olharem a lua à noite, as pessoas lembrem da história de Yube Nawa Bushka, o homem que ousou mexer com a própria irmã.
FICHA TÉCNICA

Espetáculo de Teatro de Rua para ser apresentado à noite
Duração: 40min
Espaço: área de 6m x 6m aproximadamente

Direção Geral do Grupo: Kupy Afonso Huni Kuĩ
Direção da Pesquisa: Ibã Terri Martins
Direção de Cena e Produção: Anelise Garcia
Assistência de Produção: Andreliana Coelho
Texto: o Grupo
Caracterização: o Grupo
Técnica: Ibã Terri Martins
Contra-regragem: Skãti
Assessoria de tradução: Mana Manuel Gomes
Apoio: Same Amanda Martins
Atuação
·                  Huni Ewa: Kupy Afonso Huni Kuĩ 
·                  Aĩbu Ewa: Same Katarina Martins 
·                  Yube: Ibã José Manduca da Silva 
·                  Irmã: Ayani Francisca da Silva
·                  Cunhado mais novo: Bina Pedro da Silva
·                   Bãkunawa 1: Yube José Celeste
·                   Bãkunawa 2: Ibã Edes Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário