segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cuidando dos Seus Olhos completa dois anos de saúde aos olhares acreanos



Há pouco tempo as ruas de Rio Branco passaram por um momento único. Foram tomadas por um grupo de pessoas que tinham um exclusivo acessório em comum: os óculos escuro pós-operatório cedido pelo governo do Acre durante o Cuidando dos Seus Olhos, o maior programa de saúde oftalmológica já realizado no estado. De 15 de junho de 2011 até dezembro de 2012, 113.520 pessoas passaram pelo atendimento do programa e mais de 31 mil cirurgias de cataratas foram realizadas.

A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula, podendo causar cegueira. Pode ser desencadeada por vários fatores como traumatismo, idade, diabetes e tantos outros. É uma doença conhecida há milhares de anos e sua cirurgia já é realizada há décadas, no entanto a catarata é a principal causa de cegueira no mundo e seu procedimento cirúrgico é bastante caro.

Cuidando dos Seus Olhos: 113.520 pessoas atendidas, mais de 31 mil cirurgias de catarata

No Brasil são registrados anualmente 120 mil novos casos de cegueira causados pela catarata. Por isso, a coordenada do programa, Dora Lima, diz que mesmo após o Cuidando dos Seus Olhos, “A fila não zerou. Novos casos surgem todos os dias. Mas o resultado foi incrível, além das nossas expectativas. A população aprovou imensamente”.

Durante o período do programa duas empresas oftalmológicas foram contratadas para atender os pacientes. Além das cirurgias de cataratas, foram realizados outros procedimentos médicos como retirada de carne crescida e consultas padrão para casos de miopia, astigmatismo, estrabismo e tantos outros. Os recursos foram todos através do Ministério da Saúde, num total de R$ 31.

Leia Mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário