segunda-feira, 3 de junho de 2013

Acre: Governo decreta situação de emergência em cinco cidades acreanas por conta da estiagem

Coordenadoria Estadual da Defesa civil registrou poucas e irregulares chuvas em todo o estado em abril (Foto: Arquivo Secom)

O govenador Tião Viana decretou na última quarta-feira, 29, estado de emergência em cinco cidades acreanas em decorrência do baixo nível das águas do Rio Acre. A medida considerou o relatório apresentado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), que identificou poucas e irregulares chuvas em todo o estado a partir do mês de abril. A portaria foi publicada na edição desta segunda-feira, 03, do Diário Oficial do Acre.

O relatório da situação volumétrica do Rio Acre realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e pela Cedec, aponta drástica redução do volume de alguns reservatórios, ocasionada pela estiagem e que deve provocar racionamento na distribuição de água potável nesses municípios. Essas cinco cidades têm como fonte de captação de água para tratamento e distribuição a bacia hidrográfica do Rio Acre. A população total desses municípios ultrapassa os 395 mil habitantes, deste número, 85% mora na capital.

O diretor do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Felismar Mesquita, afirmou que por enquanto nenhuma das cidades teve ou terá o abastecimento comprometido e que o órgão está trabalhando para manter a normalidade. “Essa situação com pouca incidência de chuvas nos obrigou a antecipar esse decreto, em 2012 nós só o fizemos em agosto. Essas medidas tomadas em atenção ao decreto são emergenciais e visam garantir o abastecimento de água em sua totalidade. A capacidade de captação e distribuição está mantida”, garantiu.

A previsão é de que em 2013 o período de estiagem seja maior, por isso todos os esforços estão sendo feitos pelos órgãos competentes na tentativa de minimizar qualquer transtorno à população acreana. Os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), sediados no Acre, ficam autorizados a auxiliar os municípios afetados, mediante prévia articulação com a Cedec.

Agencia de Notícia do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário