quarta-feira, 5 de junho de 2013

Acre deve ter uma das piores estiagens de toda sua história

acre

O decreto de situação de emergência para as cidades que ficam no Alto e Baixo Acre, abastecidas pelo rio Acre, deve demorar até 10 dias para ser analisado pela Defesa Civil Nacional. Só depois deste prazo, e se aceito o decreto, é que o Estado passar a receber recursos que vão ajudar em medidas preventivas que vão evitar, principalmente o colapso de abastecimento de água.

A Defesa Civil do Estado está preocupada com a previsão de estiagem para este ano. Para entender a preocupação, basta comparar os números. Em 2005, ano da maior estiagem já registrada no Estado, o rio Acre mediu 7,85 metros nos meses de abril e maio. Este ano, no mesmo período, está 83 centímetros mais baixo.

A previsão é de um ano atípico, no qual o rio Acre possa trazer sérios problemas de abastecimento as cidades que estão as suas margens. Nos últimos dias, foram anotados índices que nunca foram registrados em 42 anos. Nesta terça-feira, 4, o rio Acre amanheceu com 3,15 m, com a tendência é ficar ainda mais baixo.
Segundo coordenador da Defesa Civil do Estado, Major Gondim, em 2005 o estado chegou a decretar calamidade pública. Na época, além da falta de chuvas, houve uma intensificação de queimadas, e esse ano as coisas podem ser bem parecidas ou piores.

“A situação de emergência, coloca todos os setores do Estado em alerta, principalmente o Depasa, que é o responsável pelo abastecimento de água nos municípios.

Adaílson Oliveira, Da TV Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário