quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ufac amplia número de vagas para o curso de medicina


A Universidade Federal do Acre (Ufac) vai abrir a partir do ano que vem mais 40 vagas para o curso de medicina. Outra novidade para 2014 na instituição é que através de um convênio com a Secretaria estadual de educação (SEE), serão ofertadas 400 vagas para o curso de licenciatura em matemática.

O curso mais concorrido da Ufac vai ser ampliado. Desde sua criação em 2002, o curso de medicina já havia recebido autorização para ofertar 80 vagas, mas devido a falta de condições para preencher esse número, a instituição só abria 40 vagas. O Ministério da Educação já liberou R$ 4 milhões para investimentos em salas de aula, laboratórios e equipamentos, mas no total serão mais de R$ 10 milhões para a expansão do curso. Foi autorizada a contratação de técnicos administrativos e 27 novos docentes. “Estamos muito satisfeitos com essa expansão por que entendemos que de fato o Acre tem esse déficit de médicos e agora com as condições que o MEC nos dá, podemos dar mais esse passo”, comenta Socorro Neri, pró-reitora da Ufac.

Segundo a pró reitora, do total de 80 vagas, metade começa no primeiro semestre de 2014 e a outra metade no segundo semestre do ano. Outra novidade para o próximo ano letivo na Ufac, é o curso de licenciatura em matemática, que já foi avaliado com nota máxima do Enade, o Exame nacional de avaliação do estudante.

A principal área educacional com déficit no ensino público do Acre é matemática e a falta de professores que ministrem essas aulas compromete a educação básica. A preocupação aumenta aos gestores de ensino do estado, por que novas escolas serão inauguradas e consequentemente a carência de professores nessa área aumenta.

Para resolver esse problema, a secretaria de estadual de educação e a universidade federal do Acre através de um convênio abriram edital disponibilizando 400 vagas para o curso de licenciatura em matemática. Serão 200 vagas para Rio Branco, 100 para Cruzeiro do Sul, 50 para Brasiléia e 50 para Tarauacá.

As inscrições serão gratuitas e deverão ser feitas no site da Ufac (www.ufac.br). As provas serão realizadas no dia 2 de junho.

Gislaine Vidal , Da TV Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário