quarta-feira, 3 de abril de 2013

TARAUACÁ: QUEM ESTARIA POR TRÁS DAS AMEÇAS DE MORTE À SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO?

Secretária Lula na mira dos seus adversários

Convidada pelo prefeito Rodrigo Damasceno para a pasta da educação municipal, a Professora Pedagoga Luciene Nunes Calixto (Lula) dirigiu a secretaria nesses primeiros meses de mandato com a experiência de quem já foi dirigente sindical, diretora de escola, coordenadora de vários departamentos da educação e professora das redes estadual e municipal por muitos anos. Lula estava num processo de reorganização da rede municipal de ensino que conta hoje com quase de 200 escolas urbana e rurais. 

No início do mandato realizou um concurso público para professores do quadro temporário e no próximo ano já estava certo um concurso para o quadro efetivo da educação. Segundo a secretária, havia uma verdadeira bagunça na secretaria e o que pode se chamar de festival de irregularidades. 

Um recadastramento dos servidores estava sendo realizado e se descobriu que muita gente recebia salários do município residindo em outro e tinha servidores ganhando gratificações de forma irregular. Lula encontrou mais de mil contratos temporários que estavam sendo pagos com o dinheiro do Fundeb, sendo que grande parte desse pessoal não trabalhava e outros estavam recebendo pela educação para prestar serviços em outras secretarias. 

Outro aspecto positivo foi o processo de contratação de empresas para prestação de serviços e de fornecimento de materiais para a educação, que teriam que se submeter ao processo licitatório. Várias outras medidas de moralização estavam em curso. Uma negociação com o sindicato da categoria estava acontecendo e em maio haveria o fechamento da data base com conquistas para a categoria.

Com as medidas moralização, a secretária começou a bater de frente com os corruptos do sistema e também os que se apoderavam do dinheiro da educação através de esquemas fraudulentos envolvendo todo tipo de falcatruas. 

Lula promete em breve ir a público denunciar e citar os nomes de muita gente que participou de verdadeiros roubos do dinheiro da educação municipal.

Essa semana a reação contrária chegou ao extremo do desespero ao ponto de Lula receber duas cartas anônimas com ameça de morte. Numa delas está escrito: "...você mexeu com os empresários, com os policiais e com o sindicato e eu vou te matar atropelada de carro quando você estiver trafegando pela rua de bicicleta..." 

Lula registrou queixa e pediu investigação da polícia local e em seguida colocou o cargo à disposição do prefeito Rodrigo. O prefeito não aceitou e deverá tomar medidas para que a secretária permaneça.

A família da secretária suspeita que as ameças estão partido daqueles que tiveram que se enquadrar nas novas medidas, daqueles que querem mandar mais do que o prefeito ou ainda os que querem seu lugar. É o chamado "fogo amigo". Lula prefere esperar o resultado das investigações e se resguardar para não sofrer qualquer tentativa contra sua vida.

O Prefeito Rodrigo Damasceno, que está em Rio Branco, deve se manifestar publicamente sobre o caso muito em breve.

Fonte: Blog do Accioly

Nenhum comentário:

Postar um comentário