quinta-feira, 14 de março de 2013

Primeira frente fria do ano provocará temporais com muita chuva no Acre entre sábado e segunda-feira, diz Davi Friale


A primeira frente fria deste ano vai trazer muita chuva e leve declínio da temperatura em todo o Acre e regiões vizinhas nesta semana.
Um centro de alta pressão atmosférica localizado no oceano Glacial Antártico vai gerar ventos frios que se dirigirão para o Acre através do corredor de terras baixas localizado desde o sul da América do Sul até a Amazônia Ocidental.
Esses ventos chegarão ao Acre com temperatura amena e atingirão Rio Branco entre sexta-feira, dia 15, e sábado, dia 16. Em Cruzeiro do Sul, chegarão entre sábado e domingo.
Não será uma friagem típica, mas a primeira frente fria do ano e vai amenizar o calor da região. As temperaturas minimas deverão ter um leve declínio de cerca de 2ºC. Já, as temperaturas máximas terão um declínio maior e ficarão situadas entre 24 e 27ºC, até segunda-feira.
No entanto, a maior consequência da penetração desses ventos um pouco mais frios é que, no instante do choque com o ar quente e úmido que está sobre o Acre, provocarão, em vários pontos, fortes temporais com muita chuva, raios e rajadas de ventos.
Haverá condições, inclusive, para queda de granizo em alguns lugares e os ventos poderão atingir velocidades acima de 60km/h, em vários municípios, principalmente os da região de fronteira com a Bolívia.
Chuvas intensas deverão ocorrer, entre sábado e segunda-feira, na maior parte do estado, deixando o tempo fechado, principalmente, no sábado e no domingo.
Portanto, as condições estarão favoráveis à ocorrência de tempo severo no Acre, Rondônia, Amazonas, Bolívia e Peru.

Em vários pontos, poderão ocorrer sérios transtornos à população das áreas atingidas. “É importante que as pessoas fiquem atentas para evitar prejuízos maiores”, diz Davi Friale, pesquisador responsável pelo Portal meteorológico O Tempo Aqui .

Nenhum comentário:

Postar um comentário