quinta-feira, 21 de março de 2013

Índios bloqueiam BR-364 em protesto contra prisões

Sérgio Rosas Katukina, de 34 anos, foi condenado a 24 anos de prisão/Foto: Genival Moura


Índios da etnia Katukina fecharam a BR-364 nesta quinta-feira (21), no  km 60 sentido Cruzeiro do Sul (AC). Os indígenas exigem que a justiça libere quatro índios da mesma etnia que estão presos há mais de um ano, no presídio estadual Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul (AC).

Os quatro índios foram presos em fevereiro de 2012. Três deles foram condenados a 38 anos de prisão, pelo crime de estupro de vulnerável. De acordo com a investigação feita pela Polícia Civil, os índios estavam em duas motocicletas, quando deram carona para uma adolescente de 14 anos. No percurso, levaram a vítima até um matagal próximo da aldeia e a estupraram. Os três índios teriam praticado sexo com a garota, conforme o inquérito policial.

O outro índio que está preso foi condenado a 24 anos de prisão pelo crime de homicídio qualificado. Sérgio Rosa Katukina foi julgado pela morte do taxista Sergio Vasconcelos (53). A vítima foi espancada com uma garrafa após uma discussão com o indígena.

Revoltados com as prisões, os índios decidiram bloquear a BR 364. Caminhões com mercadorias, ônibus com passageiros e veículos de passeio estão proibidos de passar na rodovia.

A indígena Rita Ktukina, que é mãe de um dos índios presos, disse que eles  estão decididos e que só vão liberar a rodovia quando a justiça conceder a liberdade para seus parentes.

Francisco RochaDo G1 AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário