segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ZPE do Acre já tem sua primeira indústria

A Amazon Polímeros será a primeira indústria a se instalar na ZPE do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A Amazon Polímeros Indústria, Comércio, Importação e Exportação Ltda. é especializada em fabricação de artigos plásticos pelo sistema de rotomoldagem, produtora de compostos de polietileno linear e policloreto de vinila não plastificado. Trata-se também da primeira indústria que vai se instalar na Zona de Processamento de Exportação do Acre (ZPE).

O proprietário da Amazon Polímeros, Carlos Andrade, está comemorando não somente a aprovação do seu plano de negócios no Conselho Nacional das ZPEs, como também a possibilidade de se instalar num Estado que está em pleno desenvolvimento e oferece muitas oportunidades, como ele mesmo define o Acre. Otimista, o empresário afirma que inicialmente serão gerados quase 70 empregos diretos, com uma produção mensal de 800 toneladas para exportação e 200 para o comércio local. “Nós não somente acreditamos no Acre, como também estamos confiantes de que aqui faremos muitos e bons negócios”, afirma.

Inicialmente será  feito um investimento de R$ 7,5 milhões para a instalação e o funcionamento da indústria, que terá os mais modernos equipamentos do setor, garantindo assim um produto de qualidade e competitivo. O otimismo de Carlos Andrade com o Acre é tanto que, além da Amazon Polímeros, em parceria com outros dois empresários acreanos, ele vai instalar no Distrito Industrial uma nova indústria: a Total Lev.

A ideia é aproveitar o produto que será industrializado na Amazon Polímeros e fábricar vários produtos que serão comercializados tanto no mercado local como também podem ser exportados para os Estados vizinhos. “Estamos criando uma estrutura para que, em vez de mandarmos a matéria-prima para outros Estados, possamos comercializar o produto acabado. Estamos fazendo um investimento de R$ 2 milhões e acredito que o sucesso nesse projeto é garantido”, destaca.

As vantagens do Acre
Há mais de 30 anos no mercado, Carlos Andrade é um empresário experiente e que não costuma investir em projetos arriscados e perigosos. A instalação da Amazon Polímeros na ZPE do Acre se concretiza, segundo ele, pelas facilidades de comercialização com outros países e garantias do bom momento do Estado.

Nem mesmo os problemas com a energia preocupam Carlos Andrade. “Recebi a certeza do governador Tião Viana de que esses problemas estão sendo superados e que teremos, sim, uma energia de qualidade na ZPE. Essa certeza, aliada a outras vantagens que temos aqui, foi fundamental para a minha decisão”, assegura.

Apoio do governo
A Amazon Polímeros será não somente a primeira indústria a se instalar na ZPE do Acre, mas ficará na história como a primeira indústria instalada em uma ZPE do Brasil. E para conseguir o feito, Carlos Andrade lembra que contou com o apoio do secretário da Sedens, Edvaldo Magalhães, e de sua equipe.

“O esforço de toda a equipe e do secretário Edvaldo Magalhães merecem destaque. O processo de alfandegamento da ZPE não é tarefa fácil. Ele exige muito compromisso, dedicação e esforço. E isso não faltou a eles. O governo do Estado está de parabéns e tenho certeza de que agora outras indústrias vão se instalar rapidamente na ZPE”, comemora.

Jaqueline Teles (Assessoria Sedens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário