sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Simulador de direção veicular chega ao Acre

O simulador de direção veicular foi apresentado ao público acreano no início da noite de ontem, 21, no Via Verde Shopping pelo governo do Estado em parceria como Ministério das Cidades e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A ação faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada pela Vida), que tem como objetivo reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito em todo o país.
Vice-governador participa da apresentação do simulador de direção (Foto: Igor Martins/Detran)
Vice-governador participa da apresentação do simulador de direção (Foto: Igor Martins/Detran)
O evento contou com a presença do vice-governador do Estado, César Messias, da diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, da coordenadora de qualificação do Fator Humano no Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Cristina Hoffmann, do superintendente da RBTrans, Ricardo Torres, do representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Néles Newton, da secretária de gestão administrativa, Flora Valadares e dos deputados Geraldo Pereira, Jamil Asfury e Astério Moreira.
Cumprindo determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através das resoluções 422 e 423, o equipamento será de uso obrigatório nas autoescolas a partir do mês de junho. A coordenadora do Detran, Cristina Hoffmann, explica que a medida, serve para formar condutores mais capacitados. “Há três anos que o Denatran em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina vem desenvolvendo estudos sobre o uso de simuladores nos centros de formação de condutores e o resultado apresentado é positivo, já que diminui em 50% o número de acidentes envolvendo pessoas com até dois anos de habilitação”, disse.

César Messias fez questão de realizar o teste do equipamento. Durante o trajeto simulado, o vice-governador, dirigiu passando por várias situações no trânsito como chuva e neblina. “É a tecnologia sendo utilizada em favor da vida. Esse equipamento já foi apresentado no Salão do Automóvel e hoje está aqui a disposição da população acreana. Isso mostra que o Acre não está atrás quando o tema é tecnologia, mas principalmente demonstra o nosso comprometimento para que tenhamos condutores mais qualificados”, avalia.

O aparelho já  passou por outras cidades brasileiras e fica no Acre a disposição para testes até o dia 23. Está localizado entre o cinema e a praça de alimentação do Via Verde Shopping. “Quem quiser fazer o teste, não precisa pagar nada. Além de contar com o auxílio de educadores de trânsito”, explicou a coordenadora de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco.

A contadora, Janete Pinto, ainda não tem carteira nacional de habilitação (CNH), está  em processo de formação de condutor. Realizou o teste. Para ela, o simulador será de suma importância para quem tiver interesse em dirigir. “Me senti realmente dirigindo um carro. Tem cinto de segurança, freio de mão, limpador de para-brisa, enfim, tudo o que realmente utilizamos quando vamos dirigir”, aponta.

Para a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, a vinda do simulador mostra o quanto o órgão de trânsito está comprometido com a formação de novos condutores. “Trouxemos com antecedência para que a população tome conhecimento e se familiarize com a tecnologia que será implantada em breve. O uso desse equipamento proporciona maior segurança ao novo motorista, uma vez que, quando ele efetivamente for ter aula prática de direção, já terá passado por experiências que desenvolvem suas capacidades motoras e seus reflexos”, assegura.

Jannice Dantas (Assessoria Detran)

Nenhum comentário:

Postar um comentário