quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

César Messias participa de encontro com lideranças indígenas

O governador em exercício, César Messias, participou do encontro como representante do Executivo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governador em exercício, César Messias, participou do encontro como representante do Executivo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Líderes indígenas de todas as regiões do Estado reuniram-se nesta quarta-feira, 20, no auditório da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para debater políticas públicas indígenas. O encontro foi promovido pelo Movimento de Mulheres Indígenas do Acre. O governador em exercício, César Messias, participou do encontro, como representante do Executivo.

Durante a reunião, o líder indígena Manoel Kaxinawá fez uma avaliação da situação política indígena. "Há animais que passam sete dias para abrir os olhos, outros um pouco mais, mas eu digo que os índios demoraram 513 anos para abrir os olhos e só agora estamos buscando ser representados na política por indígenas de fato", comentou o líder.

Manoel Kaxinawá contou que nas últimas eleições os indígenas conquistaram sete vagas de vereadores em municípios que têm muitas etnias, como Mâncio Lima, Santa Rosa, Jordão e Tarauacá. A representante do Movimento Indígena das Mulheres, Letícia Yawanawá assegura que reuniões como essa, que definem estratégias e encaminhamentos para políticas públicas específicas para índios, deverão continuar acontecendo em todo o Estado para unir ainda mais as proposições dos povos indígenas.

“Outros encontros como esses virão. Esse debate terá continuidade e desejamos que possamos ter mais proximidade com os governantes para mostrar nossas reivindicações. Nós só vamos nos manter fortalecidos se tivermos a união de homens e mulheres indígenas”, completou Letícia Yawanawá.
O governador em exercício, César Messias, participou do encontro como representante do Executivo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

César Messias agradeceu o convite para participar dos debates com as lideranças e ressaltou que o evento destacou-se porque mostrou o poder de mobilização dos indígenas e principalmente porque a reunião discutiu políticas públicas, deixando de lado a bandeira do partidarismo.


“É muito importante esse encontro porque política não se faz sem conversas, sem diálogos. Só ouvindo as lideranças é  que podemos saber onde o sapato aperta. Estejam certos de que o governo está com todas as portas abertas para receber as propostas. Hoje temos o Zezinho Kaxinawá, que é assessor para Assuntos Indígenas, para ser um portador das reivindicações de vocês”, concluiu o governador em exercício.

Nayanne Santana - Agencia de Notícia do Acre


Nenhum comentário:

Postar um comentário