quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Acre finaliza 2012 com redução de 27% de mortes em acidentes em relação a 2011

Operação Álcool Zero ajuda a diminuir os acidentes de trânsito em todo o estado (Foto: Igor Martins/Detran)

A redução de acidentes ganhou força em 2012. O ano finaliza com redução de 27% nos índices de mortes no trânsito em relação ao ano passado. Quando é levado em consideração o índice de vítimas para cada dez mil veículos, o valor firma-se em 33,74%. Os números são da seção de estatística do Detran/AC.

As diminuições de mortes em ocorrências de trânsito em todo o Estado foram registradas nos meses de março (50%), abril (36%), maio (69%), junho (45%), julho (23%), agosto (10%), setembro (25%), novembro (46%) e dezembro (63%, parcial). Foram oito meses de sucessivos decréscimos nos índices.

Ainda de acordo com os dados da autarquia de trânsito, em Rio Branco, no Natal de 2011, foi registrada um acidente fatal. Porém, no mesmo período de 2012, nenhuma morte envolvendo trânsito foi contabilizada no que diz respeito às rodovias estaduais e vias municipais acreanas. Também não foram registradas mortes durante na virada do Ano-Novo.

A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, atribui o êxito às ações de educação e fiscalização, com o destaque para a operação Álcool Zero. “O apoio da população é fundamental para alcançarmos esses resultados positivos, e nós vemos isso por boa parte dos cidadãos acreanos, que vestem literalmente a camisa e propagam essa ideia”, diz.

Sawana explica ainda que a vigência das novas regras, que preveem o endurecimento das penalidades a quem for flagrado dirigindo depois de ingerir bebidas alcoólicas, possa ainda fazer com que a redução seja mais expressiva neste ano. Além disso, ressalta que educar os motoristas de forma preventiva e salvar vidas é essencial.Desde 2011, a Operação Álcool Zero tem sido desenvolvida com o intuito de combater a associação de álcool e direção. Além da fiscalização, são realizadas palestras e abordagens educativas em estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e associações.

Igor Martins (Assessoria Detran)

Nenhum comentário:

Postar um comentário