quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Aberta o ano todo, BR-364 aquece economia no interior do estado


Aberta o ano inteiro, a BR-364 muda a economia e a vida das cidades no interior do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em outubro de 2011 o governador Tião Viana anunciou que a BR-364, no trecho que liga Rio Branco até Cruzeiro do Sul, não fecharia mais para o tráfego de veículos, mesmo durante período de inverno amazônico. Desde então, a rodovia, tem registrados crescentes índices de veículos trafegando, incluindo de carga.

A nova rota para chegar aos municípios da região do Juruá e Tarauacá-Envira proporcionou mudanças na economia das famílias que vivem nas cidades dessas regionais. Entre as mudanças destacam-se a redução no preço de botijas de gás, alimentos da cesta básica e maior oferta de frutas, carnes, aves e verduras.

Ocírodo Júnior, diretor-presidente do Deracre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), Ocírodo Júnior, conta que, entre o segundo semestre de 2011 e o primeiro de 2012, também foi registrado crescimento na trafegabilidade de veículos de carga na rodovia.

Cuidados para manter boas condições da pista

Para evitar que o alto fluxo de cargas cause danos à pista, o governador Tião Viana determinou que houvesse uma regulação no limite de carga máxima permitida. No segundo semestre de 2012 a determinação voltou a ser válida logo se que iniciou o período de chuvas.

Para evitar danos à pista, houve uma regulação no limite de carga máxima permitida (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Desde o fim do ano passado o diretor-presidente do Deracre, Ocírodo Júnior, observa que o órgão autoriza apenas veículos com peso bruto de até nove toneladas trafegarem na via. “Também é permitido o trafego de caminhões com cargas de até 400 botijas de gás, caminhões que transportes entre 10 mil litros e 12 mil litros de combustível, e os ônibus estão liberados a trafegar desde que os passageiros transportem até 23 quilos de bagagem [cada]”, detalhou Ocírodo Júnior.

Trabalhos seguem mesmo no inverno

De acordo com o diretor-presidente do Deracre, equipes do Departamento seguem atuando em frentes de serviços em todo o ano. “Mesmo com as chuvas, temos equipes atuando nos trechos entre Manoel Urbano-Feijó, Feijó-Tarauacá, e Tarauacá-Cruzeiro do Sul. São equipes que atuam em operações para tapar buracos e na contenção de encostas para evitar deslizamentos, já que estamos tendo muita chuva este ano, e isso está propenso a ocorrer, e precisamos manter a segurança das pessoas que trafegam na estrada”, comentou Júnior.

Mesmo no período de chuvas, equipes trabalham em toda a extensão da BR-364 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)


No trecho entre Sena Madureira e Rio Branco, o diretor do Deracre esclarece que as obras de manutenção da pista estão sob a responsabilidade do governo federal.

Conclusão da rodovia

A expectativa do Deracre é de que neste ano a estrada tenha sua obra concluída. Para isso, enquanto o período de verão amazônico não chega, a empresa responsável pelas obras já começa a fazer a aquisição e armazenagem dos insumos necessários para os trabalhos. A brita, por exemplo, será transportada via fluvial, por meio de balsas, aproveitando que os rios da região estão cheios, o que facilita a navegação. Já o cimento será transportado via terrestre, respeitando os limites de carga da pista.

“Assim que o período de chuvas se encerrar, os trabalhos voltarão a ser intensificados na BR. Nossa meta é, se Deus quiser, concluir a BR-364 ainda em 2013”, concluiu Ocírodo Júnior.

Nayanne Santana da Agência de Notícias do Acre

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