terça-feira, 11 de dezembro de 2012

SEE inaugura escola que irá beneficiar várias comunidades rurais de Tarauacá

Ao custo de R$ 175,3 mil, a nova escola possui quatro salas de aula, um refeitório, uma cantina, dois banheiros e uma sala para as atividades administrativas (Foto: Assessoria SEE)

Mais uma ação de governo chegou às comunidades rurais do município de Tarauacá. Nem mesmo o calor da manhã da última sexta-feira, 7, impediu que dezenas de pessoas comparecessem à inauguração da Escola de Ensino Fundamental e Médio Francisco Napoleão de Araújo, localizada na comunidade Gregório da BR-364, no Seringal São Vicente.

Sorrisos no rosto e lágrimas nos olhos: foi assim a emoção das pessoas ao verem este sonho se tornar realidade. Para a dona de casa Aparecida Silva, “agora podemos sonhar com um futuro melhor e com uma nova expectativa de vida para nossos filhos, sem a necessidade de termos que nos deslocar para a cidade”, comenta.
Ao custo de R$ 175,3 mil, a nova escola possui quatro salas de aula, um refeitório, uma cantina, dois banheiros e uma sala para as atividades administrativas. Atualmente a escola atende 380 alunos nas modalidades de Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e Ensino Médio através do Programa Asas da Florestania e também Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Moradores das comunidades de Tauari, Maracanã, Mamoré e do Rio Gregório serão atendidas pela escola (Foto: Assessoria SEE)

Para a coordenadora do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação de Tarauacá, Francisca Aragão, “a construção de uma escola com essa estrutura é uma conquista de valor inestimável para a educação de Tarauacá. É uma aquisição que vai com certeza mudar a vida de muitas pessoas e a história de vida de muitos jovens das comunidades atendidas”, afirma a coordenadora.
Moradores das comunidades de Tauari, Maracanã, Mamoré e do Rio Gregório serão atendidas pela escola. Segundo a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Francinéia Pereira, “este é um dia importante para todos nós, pois marca o início de uma nova era na educação da zona rural do município”, ressalta a estudante.
Lucivan Rodrigues, representante das Associações de Moradores, aproveitou a oportunidade para agradecer ao governo do Estado e lembrar que “por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), muitas comunidades de difícil acesso terão oportunidade de acessarem uma educação de qualidade. Esta escola representa um diferencial na vida de muitas famílias”.

Escola da Comunidade - “Pais, alunos e professores têm a obrigação de cuidarem e zelarem esta escola”, ressaltou Ananias de Araújo, filho do homenageado (in memorian). Ainda segundo ele, “antes da construção da BR-364, era impossível sonharmos com uma vida melhor. Hoje já contamos com ensino de qualidade em todos os cantos do Acre. Temos pessoas cursando o ensino superior e retornando para suas comunidades para contribuir da melhor forma possível, o que nos deixa muito orgulhosos de perceber que o ensino de qualidade é para todos e não somente para os que residem na zona urbana”.

A diretora de Gestão Institucional da SEE, Rita Paro, ressaltou que o governo é consciente das necessidades da zona rural. Segundo ela, “no que diz respeito à educação, esta é mais uma de muitas escolas que foram inauguradas este ano, e que irá permitir que mais de 300 alunos possam ter mais oportunidades no futuro”.
Assessoria SEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário