quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sistema biométrico em autoescolas começa a funcionar dia 1º

News image

O sistema biométrico começará a funcionar em todas as autoescolas a partir do dia 1º de dezembro. A medida faz parte de uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para impedir fraude entre os alunos durante o processo de tramitação para a retirada da carteira de motorista.

A partir do dia 1°, nas aulas teóricas, o controle de frequência deverá ser feito por controle biométrico, isto é, eletronicamente por meio de impressão digital. O segundo passo será implantar o sistema nas aulas práticas de direção.

Nesse período também começa a valer novas normas para o transporte dos candidatos. Os alunos terão que se encaminhar até o prédio da autoescola para realizar as aulas práticas, a fim de que seja facilitado o controle e fiscalização por parte do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Atualmente os instrutores buscam os alunos.

Neste primeiro momento, as aulas práticas serão controladas com o registro do hodômetro, equipamento destinado a medir a distância percorrida pelo veículo. A portaria n° 1370/12 é que estabelece as novas regras e aprova o novo formulário de controle de aulas práticas com uso dos dados do hodômetro.

 “Queremos garantir que nossos motoristas estejam com uma formação mais adequada para trafegar nas ruas. Assim, podemos esperar menos acidentes e mais respeito no trânsito”, ressalta a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

Agazeta.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário