quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Programa de enfrentamento ao crack lança o “Fluxo do Eixo Cuidado” no Acre

Diversas autoridades estaduais e municipais se reuniram para discutir ações de combate ao uso do crack (Foto: Angela Peres/Secom)

O governo do Estado do Acre, a prefeitura de Rio Branco e instituições parceiras lançaram nesta quarta-feira, 28, o Fluxo do Eixo Cuidado, relacionado ao programa federal “Crack, É Possível Vencer”, que envolve as esferas estadual e municipal. O lançamento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e mostrou ao público o Fluxo, que é um organograma que será usado para cuidar e tratar dos dependentes químicos do crack que estiverem dispostos a serem ajudados, com a definição do papel de cada instituição dentro do programa.

O crack é uma droga, geralmente fumada, feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. A absorção do crack pelo organismo é muito grande e seu efeito dura de três a dez minutos, com euforia mais forte do que a da cocaína, e produzindo muita depressão em seguida, o que leva o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência. Dessa forma, o crack se tornou um problema de saúde pública no Brasil e a presidente Dilma Rousseff estabeleceu o plano nacional de enfrentamento.

As ações do programa são estruturadas em três eixos de atuação: cuidado, autoridade e prevenção. O eixo “cuidado” comporta algumas diretrizes como a ampliação e qualificação da oferta de serviços voltada a situações que envolvam usos prejudiciais de drogas e apoio integral aos usuários e suas famílias. Segundo o secretário de Segurança, Reni Graebner, “o Estado está preparado para fazer algo de verdade por aquelas pessoas vulneráveis e que procuram ajuda. Não estamos vendo o crack como um problema policial, mas como uma doença que precisa ser curada. A consolidação desse fluxo, feito em conjunto com todas as entidades parceiras, é apenas um passo, temos muitos outros para dar”.

O secretário adjunto de Segurança, Ermício Sena, ressaltou o trabalho integrado para a criação do fluxo entre Sesp, Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedens), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa), Secretaria de Educação e Esporte (SEE), Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Instituto Socioeducativo (ISE) e Bombeiros.

Agora, o fluxo será  repassado a várias instituições em forma de oficina. A oficina proporcionará  um nivelamento de informações atualizadas acerca dos serviços prestados no município de Rio Branco às pessoas que se encontram dependentes do crack. O secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Torres, afirma que “os usuários e as famílias têm o problema e às vezes não sabem o que fazer. Queremos mostrar que estamos próximos e oferecer mais segurança para a população. O Estado está oferecendo proteção e cuidado”.

Para quem quiser procurar ajuda para usuários de crack, o primeiro passo é entrar em contato com as instituições da prefeitura de Rio Branco, responsáveis pelo acolhimento dos usuários:

Pop –  (68) 3223-4395 
Creas –  (68) 3224-7384

Agencia-Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário