segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pesquisadores vêm ao Acre para realizar documentário indígena com tribo Huni kui

Pesquisadores e cineastas gravam documentário no Acre (Foto: Diego Gurgel/Setul)


Um grupo de pesquisadores e cineastas do Rio de Janeiro e Santa Catarina estão no Acre para a produção de um documentário com membros da tribo indígena Hanikuin, conhecidos como Kaxinawa. O grupo fará entrevistas com membros da tribo até o dia 21 em Rio Branco e na região de Tarauacá. O foco do documentário é a migração das índias das aldeias para a cidade, como elas fazem para sobreviver, além de seus costumes e métodos de artesanato. O título do documentário será “Inani Banu: Imagens da Mulher Hanikuin”.
Documentário retrata realidade sobre a cultura, trabalho e artesanato de índios acreanos (Foto: Diego Gurgel/Setul)


A produtora e co-autora do documentário, Andrea Monteiro, explica que trabalha com índios já há bastante tempo, principalmente na assessoria deles quando se deslocam para o Rio de Janeiro ou Santa Catarina. E assim nasceu a ideia do documentário, que foi aprovado em um edital de incentivo a novos cineastas de Santa Catarina.

Parte da equipe já esteve em Rio Branco anteriormente para durante quinze dias realizarem a pré-produção do documentário. “As índias migram para as cidades e nós queremos mostrar um pouco da realidade delas. Queremos que elas falem por elas mesmas, dar uma ênfase na cultura, no trabalho do artesanato”, conta Andrea. Algumas entrevistas também acontecerão nas aldeias de Tarauacá, uma delas com a índia mais velha do mundo, que dizem ter 120 anos. Dois clãs dos Hanikuin serão focados no documentário, os Inani e os Banu.
Documentário retrata realidade sobre a cultura, trabalho e artesanato de índios acreanos (Foto: Diego Gurgel/Setul)

Para explicar o motivo que levou a realização do documentário, Andrea conta que, “A doçura e o sentimento de unicidade é o que me atrai na cultura indígena e em Rio Branco também. Dá até vontade de ficar aqui nessa cidade”. Seis pessoas fazem parte da equipe nesta fase de produção. O grupo recebeu total apoio do governo do estado e o documentário deve ser lançado até  junho do ano que vem.
Fonte: Agencia de Notícia do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário