sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Governo entrega caminhão para transporte da produção de comunidade indígena

O secretário de Produção, Lourival Marques, fez a entrega de um caminhão para transporte da produção da Colônia 27, Terra Indígena Kaxinawá (Foto: Terezinha Moreira/Seaprof)

O secretário de Produção, Lourival Marques, fez a entrega de um caminhão para transporte da produção da Colônia 27, Terra Indígena Kaxinawá, em Tarauacá. A ação faz parte do fortalecimento institucional para a organização e estruturação das entidades representativas das comunidades indígenas.
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), numa ação conjunta com as secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Planejamento (Seplan) e a Assessoria Indígena, apoia o PGTI (Plano de Gestão das Terras Indígenas) com recursos do Proacre (Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Acre) que foram elaborados pelas comunidades indígenas e que vêm sendo implementados.
Já foram investidos quase R$ 3,5 milhões, beneficiando diretamente 469 famílias e 2.061 pessoas, e entregues aos povos indígenas que vivem nos municípios de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo e Jordão implementos agrícolas, insumos, maquinários e transporte fluvial e terrestre, oriundos dos Planos de Gestão, a fim de se consolidar e fortalecer as estratégias de produção sustentável das comunidades.
A ação faz parte do Fortalecimento Institucional para a organização e estruturação das entidades representativas das comunidades indígenas (Foto: Terezinha Moreira/Seaprof)

Na última semana foi a vez da Colônia 27, Terra Indígena Kaxinawá, em Tarauacá, receber um caminhão através de cessão de uso para a Organização dos Agricultores Kaxinawá, localizada no ramal Epitácio Pessoa. O cacique Assis Gomes da Silva Kaxinawá garantiu que o caminhão será “cuidado como cuidamos das crianças e dos idosos”.
Essa é umas das menores aldeias indígenas, com apenas 29 famílias e 141 pessoas. A Colônia 27 ou Pinuyá, Terra Indígena Kaxinawá, tem a meta de chegar a 2.020 com cada família autossuficiente na produção de sua alimentação. “Estamos produzindo. Ano passado tiramos seis toneladas de peixe daqui. Agora temos um caminhão”, comemorou o cacique.
A aldeia Pinuyá tem 305 hectares, mas a produção de bananas e de aves já é significativa. Gerida pela Organização dos Agricultores Kaxinaá, a comunidade desenvolve nova cultura, segundo Assis Kaxinawá, que é a de cuidar da terra recuperando áreas degradadas e plantando roçados de feijão, mandioca e cultivando banana, mamão, cupuaçu e açaí. Para garantia de proteína optaram pela criação de peixe e de galinha.
Participou da entrega do caminhão uma comitiva da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, capitaneada pelo adido cultural John Mateu e pela cineasta Anne Makpeace. A cineasta norte-americana participa no Acre do III Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira exibindo o seu último filme ‘Ainda Vivemos Aqui’ (We Still Live Here) – Âs Nutayuneân, que documenta o retorno da língua do povo Wampanoag, não falada há mais de um século.

Terezinha Moreira (Assessoria Seaprof)

Nenhum comentário:

Postar um comentário