sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Acre: Governo e Funasa firmam convênio de R$ 26,2 milhões para investimentos em saneamento

Convênio garante a ampliação do sistema de abastecimento de água em novo municípios do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Nove municípios do Acre devem receber a partir de janeiro investimentos que vão promover a ampliação do sistema de abastecimento de água. Para isso, o governador Tião Viana assinou um convênio com a superintendente da Fundação Nacional de Saúde no Acre (Funasa), Renata Souza e Silva na ordem de R$ 26.253.731,42 oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II.
“Este convênio faz parte de uma prioridade do Governo Federal e é assinado com todos os governos de Estado. A finalidade é realizar obras de saneamento de água e esgoto com maior rapidez. São projetos que se tornam prioridade. Hoje estão sendo assinados nove convênios com o governo por meio do Depasa (Departamento de Pavimentação e Saneamento) que abrange o sistema de água”, detalhou Renata Souza e Silva.
O vice-governador César Messias, o diretor do Depasa Rio Branco, Felismar Mesquita; a subchefe da Casa Civil, Nazaré Lambert e o deputado Astério Moreira também participaram da reunião de assinatura do convênio.
O diretor-presidente do Depasa, Gildo César, informou que serão beneficiados com os investimentos em captação, adução, tratamento e reservação, os municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Feijó, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro (Vila Campinas), Porto Acre (Vila do INCRA e Vila do V) e Santa Rosa do Purus.
“Este é um trabalho voltado principalmente para o saneamento rural. Atende a um grande anseio do Governo e da Funasa que é voltar com as ações às comunidades mais isoladas. Este convênio é de uma importância significativa”, afirmou Gildo César Pinto.
Um ganho para populações e para a saúde pública.
Saneamento básico é prioridade dos governos federal e do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana ressaltou ainda que o investimento permitirá a aproxamação da meta de atingir 90% do Acre com ações voltadas à estruturação de saneamento básico.
“Saneamento básico é qualidade de vida, é redução de mortalidade infantil, redução de internação hospitalar, redução de doenças. Não tenho dúvidas que o Acre, este ano, já alcança o ranking entre os Estados com menores índices de mortalidade infantil”, observou o governador.
Tião frisou ainda que com este trabalho o Governo do Estado deverá avançar mais e chegará a nove municípios com oferta de água com qualidade para a população.
“Ano que vem vai ser um ano de superação das barreiras para o acesso à água em Rio Branco e em muitas cidades do Estado”, concluiu Tião Viana.

Fonte:Agencia Notícia do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário