segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Feijó, e Sena Madureira são os municípios que mais registraram queimadas


O número de focos de calor registrados no Acre tem preocupado o Governo do Estado. Em reunião na sala de situação de queimadas nesta quarta-feira, 5, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Ibama, Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Corpo de Bombeiros prepararam novas ações para por em prática durante o período crítico.
Só    foram detectados 188 novos focos de calor através das leituras de satélite. Os municípios que mais registraram queimadas até agora foram Feijó, Sena Madureira e Brasileia. Com esse número alarmante, o governo e as instituições decidiram que durante o feriado prolongado irão intensificar o Plano de Contingência do Interior.
Através de pesadas ações de comunicação o governo irá passar para a população a mensagem de que este é o pior período para fazer queimadas. Essa estratégia consiste em acionar as unidades do Corpo de Bombeiros no interior, entrar em contato com a Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetacre) e Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) para aumentar o diálogo com os produtores rurais acerca do período crítico e contatar prefeitos e secretários municipais de meio ambiente para intensificar as ações contra queimadas.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edgard de Deus, “O governo está muito preocupado. Iremos para o período mais crítico do ano, com pouca chuva e muito calor. Se as pessoas colocarem fogo em suas propriedades, tanto urbanas como rurais, podem haver acidentes, descontrole. O que resultará não só em prejuízos, mas danos também a saúde”.
Ainda assim, não há no momento nenhuma situação de incêndio florestal que esteja fora do controle. A maior preocupação se encontra na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, com focos de calor em regiões de difícil acesso, que as brigadas contra incêndio não conseguem chegar.

Fonte: Da Agência Notícias do Acre, por Samuel Bryan

Nenhum comentário:

Postar um comentário