quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ribeirinhos ameaçam interditar BR-364 por falta de fiscalizaçao ambiental em comunidades

moradores do alagoinha

Um grupo de moradores do Rio Alagoinha que corta a BR-364 próximo à Cruzeiro do Sul, se dirigiu à cidade para denunciar a incidência de caçada ilegal e pesca predatória no rio. Eles temem que esse tipo de ação devastadora possa deixar as famílias dos ribeirinhos sem alimento em um futuro bem próximo.

Os moradores exigem a presença de órgãos de fiscalização ambiental e a assinatura de um documento firmando um compromisso de intensificar a vigilância, caso contrário, a BR-364 poderá ser interditada para chamar a atenção das autoridades.

Segundo relatos dos ribeirinhos, pessoas de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves estão abatendo os animais silvestres, às vezes com a utilização de cães de caça, para comercializar a carne na cidade com alto valor comercial. A paca seria um dos animais encontrados com mais facilidade nas áreas de mata da região. O rio também estaria sendo invadido por pessoas da cidade e da própria comunidade que se utilizam de métodos predatórios.

A falta de fiscalização ambiental no Vale do Juruá aumentou com o fechamento do escritório do Ibama que ficava baseado em Cruzeiro do Sul. O chefe local do Imac, Isaac Ibernon, informou que nos últimas semanas as denúncias estão aumentando e algumas ações de fiscalização já estão sendo desencadeadas, inclusive pelo Ibama que passou a fazer atividades esporádicas, após o fechamento do escritório.

Da redação do Site Juruá Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário