sexta-feira, 29 de junho de 2012

Modo de produção da farinha de mandioca é registrado pelo setor de patrimônio histórico


Com uma metodologia de pesquisa semelhante a do Instituto Histórico de Patrimônio Nacional (IPHAN), a Fundação de Cultura Elias Mansour está realizando através do Departamento de Patrimônio Histórico, uma pesquisa sobre os métodos culturais utilizados para a fabricação da farinha de mandioca e de seus derivados na Região do Vale do Juruá, onde se concentra a maior produção do estado.
Segundo a responsável pela pesquisa Irineida Nobre são observados os modos dos produtores que costumam morar ao lado das casas de farinha, envolver os filhos e os netos nos mesmos costumes, destacando que a farinha é a base produtiva da região. A partir do levantamento a Secretaria de Indústria pretende criar um selo que é a identidade geográfica do produto.
A pesquisa realizada pode resultar num pedido ao IPHAN para ter a farinha de mandioca como patrimônio histórico cultural do País. A ideia segundo Irineida Nobre é também incentivar aos produtores para que continuem repassando os conhecimentos sobre a fabricação da farinha e seus derivados para as futuras gerações evitando o envelhecimento do saber.
Site Juruá Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário