quarta-feira, 7 de março de 2012

Primeira agência da Marinha começa a ser construída no Acre


Em um terreno cedido pelo governo do estado, a Marinha do Brasil começa a erguer o prédio para instalação de sua primeira unidade no Estado do Acre que é no município de Cruzeiro do Sul.
Na terça-feira (6) o comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante Antonio Carlos Frade Carneiro, esteve na cidade e anunciou que incialmente, a Marinha começará as atividades com um efetivo de 11 militares, sendo 1 oficial e 10 praças.
Até pouco tempo, o Rio Juruá era a única via de transporte para o abastecimento da cidade de Cruzeiro do Sul e municípios vizinhos. O grande tráfego aquaviário na hidrovia do Juruá sem fiscalização foi um dos fatores, que contribuíram para a instalação da Capitania dos Portos na cidade.
Para requerer documentos de porte obrigatório das embarcações e habilitações para pilotar, os usuários deste serviço dependem atualmente da vinda de militares da Capitania dos Portos no município de Eirunepé (AM).
“Além da segurança do País, o papel da Marinha é também de proporcionar segurança aos navegantes e isso não existia no estado do Acre. O que a Marinha pretende oficialmente é estar aqui auxiliando a nossa população. Queremos realizar cursos profissionalizantes na região, para que as pessoas possam trabalhar com conhecimento tornando-se profissionais habilitados ao serviço. Queremos ainda garantir a segurança do lazer dentro dos rios e principalmente no transporte”, comentou o vice-almirante, Antônio Carlos Frade Carneiro.
O prédio onde vai funcionar a Capitania dos Portos está sendo erguido em uma área próximo ao 61º BIS. O dinheiro investido é do Ministério da Defesa através do Programa Calha Norte.
Genival Moura do Site Juruá Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário