quarta-feira, 14 de março de 2012

Calcário: 4 mil toneladas no Juruá para tornar o solo mais fértil


O calcário, uma ótima opção de recuperação de solo, é a aposta do governador Tião Viana para melhorar a terra, aumentar a produção e oferecer uma alternativa amiga do meio ambiente contra as queimadas. Um dos compromissos de governo, assumido ainda em campanha, é tornar o Acre um estado mais produtivo, dando nova vida à produção familiar e melhorando a renda das famílias. Dentro deste desafio, quatro mil toneladas de calcário chegaram a Cruzeiro do Sul, de onde serão distribuídas para toda a região, e beneficiarão dois mil produtores rurais, indicados por meio de associações e sindicatos.
“O calcário muda a história da agricultura no Juruá. No início de maio começamos a moer e distribuir para os produtores que serão beneficiados. A redução na pressão pelo desmatamento também é grande, porque o calcário recupera o solo e o faz produzir pelo menos o dobro. É uma vida nova para áreas cansadas”, disse o governador Tião Viana.
Segundo o secretário de Agricultura e Pecuária, Mauro Ribeiro, na primeira vez que o calcário é aplicado no solo ele corrige a acidez, elevando o PH da terra, e garantindo uma produtividade de 50% a mais. A mesma área, se trabalhada de forma adequada, só necessitará de uma nova correção em oito anos, sendo bem menor que a primeira, pois o solo estará em melhores condições.
A novidade deixou os produtores empolgados. “Na mesma terra que eu planto macaxeira, eu vou colher o dobro do que eu plantar. O solo tá cansado, já vem há muitos anos trabalhando, trabalhando, e não recebe uma atenção. Tem uma hora que a natureza para, porque é preciso o descanso. Agora a gente vai ganhar mais, produzir mais, e usar a mesma quantidade de terra, sem precisar desmatar mais nada. Isso é o que a gente precisa”, disse Francisco Expedito de Freitas, produtor de Mâncio Lima.
Fonte – Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário