Os números da alagação
O Rio Acre finalmente apresentou os primeiros sinais de vazante. Ontem, 26, ele se manteve estável com o nível em 17,64 metros. Hoje, 27, na medição de 15h, baixou para 17.55 metros.
Apesar da boa notícia, milhares de famílias ainda devem continuar alagadas até que o nível do rio baixe mais 3,56 metros, e fique abaixo da sua cota de transbordamento, o que deve levar de 10 a 15 dias, conforme indicam os especialistas da Defesa Civil.
Mais de 133.387 pessoas ainda estão atingidas pelas águas, em todo Estado. Destas,11.682 alojadas em abrigos públicos em todos os municípios atingidos, além de outros milhares que foram retiradas pela defesa civil e alojadas em casas de amigos ou parentes.
A boa notícia é que em Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, todas as famílias que estavam em abrigos públicos já retornaram para suas casas.
Em Rio Branco, 6.515 pessoas desabrigadas ainda estão alojadas em abrigos públicos. O número de imóveis atingidos baixou para 24.766 nos 38 bairros e 14 comunidades rurais atingidas somente em Rio Branco.
Das 10 cidades atingidas Brasiléia e Rio Branco foram as mais afetadas. Estima-se que133.387 pessoas estão ainda atingidas pelas cheias dos rios, em todo Acre
A solidariedade dos acreanos e ação do poder público
Segundo Boletim Oficial divulgado na Agência de Notícias do Acre, já foram arrecadados mais de 3.026 sacolões e 73.076 outros itens, principalmente pacotes de fralda, água, alimentos, roupas, material de higiene pessoal e material de limpeza nos 21 pontos de arrecadações.
O Governo do Estado, com apoio do Governo Federal, adquiriu e distribui, através do Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros, 2.160 cestas básicas e 21.160 mil litros de água potável em Rio Branco e nos demais municípios atingidos.
Em Rio Branco, são 350 voluntários somente no Corpo de Bombeiros, ajudando na logística de retirada de famílias e 36 pessoas trabalhando na distribuição de alimentos e água as famílias que, mesmo atingidas, permanecem em suas residências.
Da Redação do Acrealerta.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário