terça-feira, 29 de novembro de 2011

Tião Viana é um dos 11 governadores ameaçados de perder o mandato na Justiça


Mais uma vez o futuro político do governador Tião Viana (PT) está nas mãos da Justiça. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode definir nesta semana sobre a cassação do governador do Acre, acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), de abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e uso indevido da máquina pública durante a campanha política das eleições 2010.
O governador petista é um dos 11 governadores eleitos ou reeleitos em 2010 que enfrentam o risco de perder o mandato na Justiça. No Acre, assim como nos demais estados dos governadores acusados, as acusações são de abuso de poder político e econômico e uso indevido de meios de comunicação. Tião Viana, seu vice-governador, César Messias, o senador Jorge Viana e o secretário Edvaldo Magalhães, foram absolvidos no TRE-AC.
As provas dos supostos crimes políticos cometidos pela chapa majoritária da Frente Popular foram invalidadas com base em ligações anônimas. Apesar do volume de provas colhidas pelo MPE, a defesa alega inocência de Tião Viana. No decorrer do processo, até mesmo uma juíza eleitoral caiu de seu cargo, acusada de suposto envolvimento com o senador Jorge Viana.
Se Tião Viana for cassado, no TSE, o governador do Acre poderá se tornar inelegível e eventualmente poderá ser barrado em outras eleições com base na Lei da Ficha Limpa. Apesar de todo poder econômico da coligação, Viana venceu a eleição contra o tucano Tião Bocalom, com a diferença de menos de 1% dos votos válidos no último pleito.
Acompanham  Tião Viana na lista dos 11 governadores ameaçados pelo TSE: Teotonio Vilela (PSDB, Alagoas); Omar Aziz (PSD, Amazonas); Cid Gomes (PSB, Ceará); Siqueira Campos (PSDB, Tocantins); Wilson Martins (PSB, Piauí); Antonio Anastasia (PSDB, Minas Gerais); Roseana Sarney (PMDB, Maranhão); André Puccinelli (PMDB, Mato Grosso do Sul); e Sérgio Cabral (PMDB, Rio de Janeiro).
A corte do TSE cassou três governadores nos últimos tempos, fato que pode mudar ainda, o cenário dos governadores no país.
Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário