quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Deputada Perpetua Almeida coordena campanha que incentiva a participação feminina na política.

Perpetua_640_in1

Elas são mais da metade dos eleitores no Brasil, mas não votam em mulheres. Na Câmara dos Deputados, por exemplo, apenas 8,7% das vagas são ocupadas por mulheres. Na Assembleia Legislativa do Acre, das 24 cadeiras, só quatro são preenchidas por mulheres.
Para mudar essa realidade, a bancada feminina e procuradorias especiais da Mulher da Câmara e do Senado lançaram a campanha ‘Mulher, tome partido. Filie-se!’. No estado, a mobilização é coordenada pela deputada federal Perpétua Almeida (PC do B). O objetivo é impulsionar a participação feminina na Política.
O lançamento no Acre será na próxima quinta-feira (26), a partir de 10 h, no plenário da Assembléia Legislativa. “ Vamos lotar o plenário de mulheres de todos os partidos e até sem partido para
modernizar, inclusive com o apoio da ONU, a política no Brasil. Tenho certeza que quando as casas legislativas e até o executivo for ocupado meio a meio por mulheres teremos uma política mais humanizada”, declara a parlamentar.
Durante todo o mês de setembro, a campanha estará sendo lançada em todos os estados. Com isso, espera-se aumentar em 20% o número de mulheres filiadas a partidos políticos até o dia 4 de outubro, prazo final de filiação para quem deseja concorrer a um cargo político nas eleições gerais de 2014. Os organizadores da campanha também esperam ampliar em 30% a representação da bancada feminina na Câmara e no Senado no próximo ano.
“Há necessidade de elevar o nível da consciência política, debater a importância da participação feminina na tomadas de decisão desse país e pra isso é preciso ter mais força. Por isso é importante que a mulherada escolha um partido que se identifique com suas causas e ocupe seu lugar na política. Vemos aqui em Rio Branco, a diferença que nossas companheiras fazem apesar de serem tão poucas. Imagine quando formos muitas mais!”, disse Perpétua.
De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,5% da população brasileira são mulheres, ou seja, mais de 97 milhões de brasileiras. Mas, nas eleições de 2010, apenas 45 mulheres foram eleitas deputadas federais, representando 8,77% das cadeiras da Casa. No Senado, foram eleitas sete mulheres das 54 vagas preenchidas no Senado naquele ano, o que representou 12,99% do total.
(Assessoria)

TARAUACÁ: SINDICATO, TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO E VEREADORES, SE UNEM CONTRA INTENÇÃO DA PREFEITURA DE REDUZIR SALÁRIOS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL.


Categoria ameaça suspender o ano letivo (foto/Assessoria - Sinteac)

Sindicalistas do Sinteac de Tarauacá que dirigiram uma das maiores assembleias dos Trabalhadores em Educação da rede municipal, se disseram impressionados com a pauta, que segundo eles, seria inimaginável nos tempos atuais. "NESSES 'NOVOS TEMPOS', Convocar servidor para se mobilizar contra uma proposta da prefeitura que aumenta jornada de trabalho de servidores de apoio e reduz salário de professores é algo inédito na nossa história de luta e ação de uma gestão que em pouco tempo perdeu a noção do bom senso", falou Eurico Paz, presidente do sindicato.

Com cartazes, servidores protestavam (foto/Assessoria - Sinteac)

SINTEAC convocou a categoria de servidores da educação municipal para protestar contra a intenção de prefeitura de mexer na estrutura da tabela, o que reduziria os salários dos mesmos. O protesto também foi direcionado ao aumento da jornada de trabalho dos servidores de apoio. 

A Assembléia foi realizada na manhã de quarta-feira, 25/09, com presença maciça de gestores, coordenadores, professores, funcionários da educação e ainda 09 (nove) dos 11 (onze) vereadores do município.
Vereadores presentes (foto/Assessoria - Sinteac)

Os vereadores presentes se comprometeram a não aprovar qualquer proposta da prefeitura que fosse de encontro aos interesses dos trabalhadores em educação. José Sidenir, Jesus Sérgio, Mirabor LeiteJanaina Furtado, Nassso Kaxinawá, Manoel Monteiro, Marlindo Pinheiro DA Silva, João Moreira e Lulu Nery foram os vereadores que compareceram.

No final a categoria aprovou um indicativo de suspender o ano letivo e ocupar o prédio da prefeitura se a administração insistir com a proposta.

Vejam fotos da assembléia AQUI

Blog do Accioly

Capitão da PM é preso por tentativa de exploração sexual de vulnerável


Foi preso na madrugada desta quarta-feira (25) em um balneário conhecido como “Canhoto”, na cidade de Cruzeiro do Sul, o capitão da Polícia Militar, João da Cruz Santana Filho, o capitão Santana. O oficial é acusado de oferecer dinheiro a uma menor de 12 anos em troca de favores sexuais.

De acordo com informações da polícia, o oficial militar, que passa férias na cidade, teria convidado a menor e uma mulher maior de idade para comer uma galinha caipira no restaurante do balneário, a menor e a maior (que não tiveram os nomes revelados pela polícia) foram ao local na companhia de um amigo do capitão que também está preso, identificado como Gilson Fernandes Guedes, morador de Cruzeiro do Sul.

No local o militar começou a assediar a menor tentando convencê-la a ir ao motel com ele, aonde iriam também a amiga da vítima e o amigo Gilson Guedes. A menor não aceitou o convite, mas, segundo a polícia, em depoimento a menor afirmou que João Santana insistiu na prática e chegou a oferecer a quantia de R$ 100,00 para que ela fosse ao motel, a informação foi confirmada pela mulher que acompanhava a criança.

Santana ainda teria tentado que a menor ingerisse bebida alcoólica, mas esta recusou. Após várias tentativas, o oficial chamou um táxi para leva-las para casa, mas quando o carro chegou ao local o capitão e seu amigo se recusaram a pagar a corrida, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada pelas vítimas e também pelo taxista. Ao chegar no local, os militares foram desacatados pelo oficial, que afirmou que não iria acompanhar a guarnição, além de tentar humilhar os policiais.

Após ordem superior o militar foi preso e levado à Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher (Deam). A reportagem entrou em contato por telefone com a delegada da unidade, Carla Ivani, que confirmou as informações.

De acordo com a autoridade policial, o oficial foi flagranteado com base no Art. 218-B do Código Penal que versa sobre: “Submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual alguém menor de 18 (dezoito)anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, facilitá-la, impedir ou dificultar que a abandone”, com pena de quatro a dez anos de prisão, combinado com Art. 14, inc.II também do Código Penal que diz: Diz-se o crime tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente. Pena de tentativa, que em seu parágrafo único, diz que pune-se a tentativa com apena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.

A menor, que mora em Rio Branco, disse à delegada que está em Cruzeiro do Sul para passar o aniversário de sua mãe, quando foi convidada para jantar com capitão e seu amigo. Após prestarem depoimento, a menor e a mulher que a acompanhava foram liberadas.

Por se tratar de um militar, João Santana está preso no quartel da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, aguardando pronunciamento da Justiça. Gilson está recolhido em uma das celas da Deam do Juruá e, após prestar esclarecimentos, será encaminhado a penitenciária da cidade.

Agência ContilNet

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Assis Brasil está inadimplente por gastar R$ 70 mil na compra de purussaurus para museu que nem existe

Assis Brasil está inadimplente por gastar R$ 70 mil na compra de purussaurus para museu que nem existe

Uma situação inusitada está acontecendo com o prefeito de Assis Brasil, Doutor Betinho (PSDB), que depois de passar oito meses para sanar as finanças municipais e ficar quites com as 14 exigências para celebrar convênios federais foi surpreendido por uma dívida com aquisição de purossauros.
Segundo o prefeito tucano, administrações anteriores teriam recebido e gastado R$ 70 mil de um convênio com o Ministério da Cultura, para a compra de réplicas de purossauros para o museu do município. O detalhe é que Assis Brasil não possui museu nem as réplicas dos animais pré-histórico chegaram a localidade.
“Estou ingressando com uma ação judicial para saber como e onde gastaram estes R$ 70 mil. Assis Brasil não tem museu, como é que celebram um convênio e usam um dinheiro para compra de réplicas de purossauros se nem espaço para receber estes jacarés gigantes?”, questiona o prefeito tucano.
O município não pode receber os recursos de emendas alocadas pela bancada federal nem pode celebrar convênios com ministérios, enquanto não prestar contas dos recursos dos purossauros comprados em administrações anteriores. O jacaré do imbróglio teria sido o maior predador da Amazônia.
Mesmo depois de extinto, o jacaré gigante da Amazônia está sendo o predador mais temido pelo prefeito Betinho, que precisa pagar a conta da compra sem nunca ter visto os animais ou ter frequentado o museu virtual onde eles seriam expostos no pequeno município do Alto Acre.
Ray Melo, da redação de ac24horas 

JORDÃO: Governo Municipal é convidado pelo ICMBio para participar da Elaboração do Plano de Manejo da Reserva Extrativista


O Prefeito Élson Farias se reuniu com o presidente da Associação da Reserva Extrativista do Alto Tarauacá (ASAREAT), Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR/JD) e Instituto Chico Mendes (ICMBio), para discutir o plano de manejo da Resex.

Plano de Manejo é um projeto dinâmico que determina o zoneamento de uma unidade de conservação, caracterizando cada uma de suas zonas e propondo seu desenvolvimento físico, de acordo com suas finalidades. Estabelece, desta forma, diretrizes básicas para o manejo da Unidade.

O objetivo deste roteiro é estabelecer uma metodologia mais flexível e dinâmica que permita iniciar o processo de planejamento em um maior número de unidades de conservação, proporcionando a estas um instrumento que irá progressivamente evoluindo em conhecimento e ações.

O intuito da reunião com o ICMBio, foi de convidar o Governo Municipal para participar dos debates do plano de manejo, opinando sobre como conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental, melhorando assim a vida do homem do campo e também da cidade.

Cerca de 500 quilos de droga entram nos presídios acreanos, diz sindicalista


O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap/AC), Adriano Marques, revelou na manhã desta quarta-feira (25), durante uma conversa com jornalistas na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que cerca de 500 quilos de entorpecentes podem estar sendo comercializados dentro das unidades prisionais em todo Estado.

As afirmações de Marques têm como base as apreensões de drogas ocorridas nos presídios acreanos nos últimos cinco anos.

“Temos dois dias destinados a visitas, aonde aproximadamente 1200 pessoas vão às unidades. Suponhamos que em apenas um dia de visita, desse universo de 1,2 mil pessoas apenas 100 entrem nos presídios com drogas; teríamos 10 quilos de drogas em um dia. Em um ano seriam 480 quilos de entorpecentes dentro das unidades prisionais do Acre”, calcula Adriano Marques.

Segundo ele, o problema pode ser resolvido com a reestruturação das unidades prisionais, aquisição de scanners corporais e a reativação de aparelhos de raio X, além da presença de cães farejadores e bloqueadores de celulares.

O sindicalista voltou a denunciar a falta de equipamentos de segurança para os agentes penitenciários e a falta de efetivo, principalmente do sexo feminino.

“Hoje, das 1,2 mil pessoas que vão aos presídios nos dias de visitas, cerca de 70% são mulheres; com o efetivo reduzido de agentes femininas, não temos como realizar uma fiscalização eficaz. Temos pavilhão onde estão abrigados 200 presos e apenas dois agentes é que cuidam desse pavilhão”, diz.

Há três meses Adriano Marques tenta, junto à Comissão de Segurança Pública da Aleac, a realização de uma audiência pública para que seja debatida a atual situação da segurança no Estado e o sistema prisional acreano, mas todas as tentativas foram sem sucesso.

Nesta manhã (25), ele tenta mais uma vez conversar com o presidente da comissão, deputado Jamyl Asfury (PEN).

Marques comentou, ainda, sobre a entrevista do governador Tião Viana, que anunciou o investimento de R$ 40 milhões em novas ações de segurança para conter a crescente onda de criminalidade que se instalou no Estado.

“O governador prometeu R$ 40 milhões para novas ações de segurança pública, mas para a melhoria do sistema prisional o chefe do Executivo não falou nada”, destacou o sindicalista.

Agência ContilNet

TARAUACÁ: REGULARIZAÇÃO FUDIÁRIA EM DEBATE NA PRÓXIMA SEXTA FEIRA


Em Cruzeiro do Sul, Bancários realizam manifesto pelas ruas do município

Bancários durante protesto em Cruzeiro do Sul/Foto: A Tribuna do Juruá

Na manhã da ultima terça-feira (24), servidores da Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Banco do Brasil saíram em protesto pelas principais ruas de Cruzeiro do Sul (AC).

Informações dão conta de que, de 4 agências bancárias do município, 3 já aderiram à greve, apenas o Bradesco ainda continua com os trabalhos. Durante a reivindicação os bancários realizaram uma parada na frente do Banco Bradesco, convidando os colegas de classe para também aderirem à greve.

De acordo com o representante sindical do Banco da Amazônia, Gutemberg Chaves, o movimento começou na última quinta-feira (19):

 “Nós começamos esse movimento na quinta-feira, esse movimento é em favor também dos nossos clientes. Todas as categorias fizeram greve reivindicando os seus direitos, e agora chegou a nossa vez”.

Dentre outras reivindicações, os bancários querem um aumento de 11, 93%, que inclui reajuste do piso salarial e reposição da inflação. A Federação dos Bancos (Fenaban) ofereceu 6,1%, mas a categoria rejeitou.
Ainda sobre as reivindicações, os servidores são também contra a terceirização, proposta através do um projeto de lei 4330. Eles são a favor da contratação imediata de novos funcionários através de concurso público.

Ainda segundo os sindicalistas, a Fenaban, além de negar aumento real nos salários, pisos, e todas as verbas salariais, ainda ignora todas as reivindicações dos bancários sobre emprego, saúde e condições de trabalho, segurança e igualdade de oportunidades.

Informações da Tribuna do Juruá

TARAUACÁ: CÂMARA DE VEREADORES - RESUMO DA SESSÃO DE TERÇA FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2013

Sessão do dia 24 de setembro de 2013 (foto/assessoria CMT)

A Sessão Ordinária do dia 24 de setembro deu inicio com a presença de 10 Vereadores, faltando somente o Vereador Roberto Freire (PSD), que se encontra em tratamento de saúde. Na abertura dos trabalhos pelo Presidente Vereador Manoel Monteiro (PC do B), o mesmo falou da importância do novenário de São Francisco que se inicia hoje para o município, tanto pela parte religiosa, quanto do bem que ele faz para a economia local. Hoje também foi votado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 30/2013 que “dispõe sobre a concessão de Estágio para Estudantes do Ensino Médio e Superior na administração direta e indireta no município de Tarauacá”. O senhor Antônio Alves foi à casa durante a Sessão e fez uso da Tribuna para agradecer a indicação nº 16/2013 do Presidente da Câmara, o Vereador Manoel Monteiro, solicitando o seu retorno à rádio Difusora. O Senhor Antônio Alves é radialista, e agora retorna a sua atividade com seu prestigiado programa matinal ‘RECORDAR É VIVER’ que tanto anima os ouvintes tarauacaenses, principalmente os da zona rural.

O Vereador Marlindo (PC do B), fez o Pedido de Providência nº 68/2013 solicitando que seja construído um espaço adequado para as pessoas que vendem seus produtos em frente o Estádio Naborzão e o de nº 69/2013 solicitando que a Prefeitura não conceda a urbanização de terrenos nas áreas de A.P.P. (Área de Proteção Permanente). A principal preocupação do Vereador é com o crescimento desordenado do município, mostrou-se ainda preocupado com a desinformação da população no que concerne no verdadeiro trabalho do Vereador.

A Vereadora Janaína Furtado (PSD) fez uma indicação, a de nº 040/2013 para que seja realizado no dia 01 de outubro de 2013 uma Sessão Solene em comemoração ao dia do Idoso. A Vereadora mostrou-se preocupada com a situação dos servidores da educação do município no que diz respeito à mudança de tabela salarial. A Vereadora ficou satisfeita com a aprovação do Projeto de Lei nº 30/2013 que visa regularizar a situação dos estudantes selecionados para a baolsa primeiro emprego.

O Vereador Mirabor Leite (PMDB), fez o Pedido de Providência nº 68/2013 para que sejam tomadas as providências necessárias quanto à cobrança de ligação local como se fosse ligação interurbana, quando são feitas nos terminais de utilidade pública (orelhões) com uso de cartão telefônico. O Vereador enobreceu o ex- governador Nabor Júnior elogiando o ato de doação dos livros pelo seu irmão José Carlos da Rocha e chamando a atenção pela unanimidade de opiniões positivas pela sua figura pública. O Vereador criticou ainda a falta de segurança que assola o município de Tarauacá.

O Vereador João Moreira (PSB), falou sobre a urgência de se desapropriar terras pra construção de novas moradias para tirar as pessoas de áreas de risco. Esse problema se agravam com a falta de água tratada, causando com isso várias doenças infecto-contagiosas principalmente hepatites. Ele visitou uma família que mora em uma área de risco que tem três filhos com hepatite, conclamando assim, o DEPASA a expandir sua área de abrangência. O Vereador voltou a pedir uma solução para um novo cemitério em Tarauacá. O conserto da escada que dá acesso ao mercado municipal e a construção de um galpão ao lado para depósito dos agricultores também foram cobranças feitas pelo Vereador.

O Vereador Sidenir (PC do B), fez o pedido de providência nº 070/2013, solicitando que a Eletroacre faça a expansão da rede de energia elétrica nas últimas ruas abertas na região do Luis Madeiro e no final da Rua Raimundo de Paula, no Bairro da Praia. Citou também que de acordo com o pedido da Associação do Bairro do Luiz Madeiro que está anexado ao Bairro Senador Pompeu, há 7.921 moradores, o que corresponde a 40,1% da população de Tarauacá e que estão sofrendo sem iluminação pública.

O Vereador Ezi Aragão (PT), justificou sua ausência nas últimas duas Sessões, pois estava no Rio Murú e pode acompanhar a excelente ação de saúde com médicos, dentista e exames preventivos, realizada pela Secretaria de Saúde Municipal em pleno verão, onde a dificuldade de acesso é pior, mas mesmo assim sobrepujaram todos os obstáculos, às vezes até usando barco pequeno sem cobertura nesse sol escaldante, atendendo diretamente 800 pessoas. Sobre a distribuição de água, o Vereador disse que nesse governo foi onde mais se expandiu a disponibilidade de água tratada, mas devido à seqüência de crise econômica todos os Estados passam por dificuldades.

O Vereador Jesus (PDT) reiterou seu apoio aos pedidos de providencias dos vereadores para construção de moradias dignas pra a população que vive em área de risco. Chamou atenção para a pequena quantidade de funcionários na Secretária de Obras para fazer o serviço de limpeza de valas, vendo in loco a dificuldade do Coordenador. Com isso devido a últimas chuvas o bairro da Cohab e Bairro Novo ficaram bastantes comprometidos com a falta de escoamento da água. Por fim elogiou a aprovação do Projeto de Lei nº 30/2013 que visa regularizar a situação dos bolsistas e que o estágio incentiva os alunos criando-se até uma competição salutar entre eles, por fim lembrou a importância do novenário de São Francisco que começa hoje.

O Vereador Nasso kaxinawá (PSD), fez o Pedido Providência nº 071/2013 solicitando da Prefeitura que seja feito um reparo na escada do Porto da Comunidade do Caucho. E outro na Nova Aldeia. O Vereador criticou a poluição do Rio, pelas pessoas que jogam bois, cachorros e até cavalos mortos, contaminando assim a água que muitos usam ainda hoje para cozinhar e até praticar a higiene pessoal.

O Vereador Lulu Neri (PP), parabenizou o Sr. Antônio Alves pelo retorno, afirmando que seu pai vai ficar muito contente em ouvir aquelas músicas antigas bonitas que revigoram para o trabalho.

(Assessoria CMT)

TARAUACÁ: Novenário de São Francisco - Vai começar a maior festa religiosa da região


Começa nesta quarta feira 25 de setembro

HISTÓRIA DO NOVENÁRIO DE SÃO FRANCISCO: As grandes devoções populares são, geralmente, frutos de uma experiência pessoal de fé pelo qual alguém passou. Por volta dos meados da década de 1920, viajando pelos rios amazônicos, um homem estando à beira de um naufrágio, provocado pelos perigosos remansos que se formam nos rios, invoca o auxílio divino, se valendo de São Francisco de Assis (ou das Chagas) para livrá-lo de tal desgraça. Ao barco nada acontece e passa ileso por tal apuro. 

a maior festa religiosa vai de 25 de setembro a 4 de outubro

Esse homem chamava-se Raimundo Eustáquio de Moura, que, sendo escriturário, havia se estabelecido no vale do Tarauacá, onde trabalhava numa firma realizando viagens pelos rios. A partir dessa promessa, tem-se início o tradicional Novenário de São Francisco, que perdura até hoje, na cidade de Tarauacá. Raimundo Eustáquio de Moura nascera em 06 Outubro de 1879 na cidade de Cametá, no Pará, e falecera em Tarauacá no dia 28 de Julho de 1959. Fora casado com a senhora Liberalina Leite Moura, com quem teve três filhas: Celestina, João e Inês. No início, as nove noites de novena eram realizadas em sua própria casa ao redor de um quadro do santo, provavelmente com seus familiares, vizinhos e amigos mais próximos. Com o passar do tempo, a devoção foi se difundindo e mais e mais pessoas acorriam ao novenário, para pedir ou agradecer bençãos alcançadas.

Em cima: uma das primeiras capelas construída no local.
Embaixo: Igreja atual de São Francisco, no bairro de Copacabana.


A casa já se tornara pequena para acolher tantos devotos. Era necessário uma igreja. Observe que o novenário havia se iniciado, de uma forma mais solene e oficial, no dia 28 de Setembro de 1928, por iniciativa de dona Liberalina Moura. Sendo que cinco anos depois, em 28 de Setembro de 1933, por iniciativa de Raimundo Eustáquio, era construída a Capela de São Francisco das Chagas. A capela despontava no horizonte sob um bonito morro que passou a ser chamado arraial de São Francisco. Anos mais tarde, 1940, com aprovação do Bispo Dom Henrique Ritter, lança-se a pedra fundamental para a construção de uma nova igreja, já que a capela atual tornara-se novamente pequena para atender o grande número de devotos do santo de Assis, ali invocado como Das Chagas, já que a devoção veio com os nordestinos, principalmente cearenses, onde há um enorme Santuário dedicado a São Francisco das Chagas, na cidade de Canindé, que até hoje continua a atrair milhares e milhares de devotos. 

Túmulo de Raimundo Eustáquio de Moura. 
Em destaque: lápide

A história é mestra, ensina Cícero. Felizes, então, os que aprendem com ela. Fazer memória desses fatos é um preito de gratidão a todos aqueles que nos precederem, impulsionaram e nos legaram esse maravilhoso testemunho de fé. Além de nos possibilitar viver ainda melhor e de modo mais consciente a nossa própria fé. Deus se utiliza, em todos os tempos e de modos variados, de mulheres e homens para comunicar sua Vontade. De modo que também se utilizou para tal missão do honroso e virtuoso “iniciador” do novenário, Raimundo Eustáquio de Moura, que neste ano se completam 131 anos de seu nascimento e 51 de sua morte. Um homem tocado por Deus, cheio de fé e zelo e que legou ao povo católico de Tarauacá uma das maiores demonstrações de fé do povo acreano.

Obs.: as informações históricas, aqui usadas, têm como base uma pequena biografia sobre Raimundo Eustáquio de Moura feita por sua filha Celestina Mourão, cedido gentilmente pelo Palazzo, bem como a foto antiga da Capela de São Francisco; E também de uma história de literatura de cordel da poetisa Núbia Wanderley (A Origem do Novenário de São Francisco) e do livreto de Anastácio Rodrigues de Farias (Diversos Dados Sobre o Município de Seabra 1905-1943).

Escrito por ISAC MELO no Blog ALMA ACREANA

RESULTADO PARCIAL DO JULGAMENTO DO RECURSO ELEITORAL IMPETRADO POR MARILETE VITORINO E FRANCISCO BATISTA. (2X1)


De acordo com informações, encerrou-se agora a pouco a sessão do TRE-ACRE que trata sobre o julgamento do recurso eleitoral impetrado pela coligação “TARAUACÁ EM BOAS MÃOS” Representados por MARILETE VITORINO DE SIQUEIRA e FRANCISCO FEITOZA BATISTA, candidatos derrotados, respectivamente, aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do Município de Tarauacá nas eleições de 2012, contra RODRIGO DAMASCENO CATÃO e FRANCISCO DAS CHAGAS BATISTA LOPES, candidatos eleito ao cargo de Prefeito e vice-prefeito do Município de Tarauacá, onde o Juiz Lóis Carlos arruda, Juiz eleitoral, votou pelo provimento do recurso (favorável ao recurso) condenando aos réus, ou seja, cassando o diploma dos réus Rodrigo Damasceno e Chagas Batista, tornando-os inelegíveis por 8 anos, bem como aplicando aos réus a multa de 20 mil Ufir, decidindo ainda por novas eleições no prazo de 40 dias, ao final do julgamento, haja vista ter os representados alcançados mais dos 50 por cento dos votos na eleições de 2012. A Juíza Alexandrina Melo, acompanhou o voto do Juiz Lóis Carlos Arruda, nos mesmos termos. Em seguida o desembargador Samuel Evangelista pediu vista. Em suma, O placar está dois votos para a cassação dos mandatos dos réus, restando apenas para votar o desembargador Samuel Evangelista que pediu vista, e em caso de empate, decidirá o presidente da corte, haja vista não está completa a composição da corte, estando sem Juiz federal que não foi nomeado bem como o representante da OAB.

Fonte: TRE/ACRE: 24-9-2013 - Sessão Plenária: Feito: RECURSO ELEITORAL N. 257-57.2012.6.01.0005 – CLASSE 30 (Protocolo n. 17.400/2012) O tribunal eleitoral acaba de dar continuidade do julgamento do recurso eleitoral que pede a cassação da sentença da Juíza da 5ª zona