quarta-feira, 2 de outubro de 2013

JORDÃO: Furto no Distrito Judiciário gera clima de insegurança no município

A ação demonstra o grau de ousadia do autor do furto, não somente pelo o horário, mas também pelo o órgão selecionado para a prática do ato ilícito. (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)

Um acontecimento inusitado ocorreu na ultima sexta-feira, 27 de setembro, quando foram furtados, um monitor e uma quantia em dinheiro ainda não contabilizada da Comarca não instalada do município de Jordão.

Populares ficaram intrigados ao perceberem que a porta de acesso ao prédio estava aberta no horário de almoço dos servidores do referido estabelecimento, e em seguida fizeram contato com os funcionários, que vieram verificar a situação.

Ao chegarem ao local de trabalho, confirmaram que a porta realmente estava aberta, no entanto, o portão estava trancado. Dentro do prédio, foi constatada a ausência do monitor (LCD InfoWay preto, 19 polegadas) juntamente com o cabo VGA.

De imediato, fizeram contato com a Técnica responsável pelo Distrito Judiciário, Lidiane de Oliveira da Silva, que encontrava-se viajando a trabalho ao município de Tarauacá. Lidiane logo solicitou o registro de ocorrência ao Agente de Polícia Local, assim como a realização do inquérito.

Em seguida, Lidiane solicitou a verificação de uma quantia não contabilizada em dinheiro em local determinado, porém, a resposta foi desanimadora, o dinheiro também havia sido furtado. Os valores eram referentes a serviços do tabelionato de notas do corrente mês.

A ação demonstra o grau de ousadia do autor do furto, não somente pelo o horário, mas também pelo o órgão selecionado para a prática do ato ilícito. O caso está sob a responsabilidade da Delegacia de Polícia Civil de Jordão.

Kézio Araújo do Blog Fala Jordão, com informações da Comarca Instalada do Município de Jordão.

De olho em 2014, pesquisador Davi Friale se filia ao PSDB de Márcio Bittar

Presidente regional do PSDB, Marcio Bittar recebeu os novos filiados com café da manhã na sede do Tucano acreano/Foto: Assessoria

Na manhã destra terça-feira, 1, o pesquisador meteorológico Davi Friale, responsável por editar o Portal O Tempo Aqui, se filiou ao PSDB, partido que tem como presidente o primeiro secretário da Câmara, deputado federal Marcio Bittar. Nos bastidores da política, “o homem do tempo” é postulante a uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições do ano que vem.
Procurado pela reportagem de ac24horas, Davi Friale negou que esteja almejando um cargo eletivo, mas garantiu que se filiou ao grupo tucano no intuito de somar ao projeto da oposição. “Num primeiro momento eu estou conhecendo, querendo somar com o grupo. Eu entrei para organizar, elaborar propostar, mas por enquanto eu não penso em ser candidato. Eu quero só contribuir com um Acre melhor”, destaca o pesquisador.
Friale revelou que foi convidado pela direção do Partido Tucano no Acre para fazer parte do projeto que almeja mudanças no Acre. “Fui convidado pelo secretário-geral do partido e fico feliz por poder contribuir”, disse.
Ac24Horas

TARAUACÁ: FUNCIONÁRIOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PODEM DEFLAGRAR GREVE E ACAMPAR NA PREFEITURA A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA


Quando os funcionários da educação municipal viram o comunicado da administração sobre o pagamento dos mesmos está à disposição a partir das 11 horas desta segunda-feira, apesar do atraso, a alegria pairou sobre seus rotos, todavia, a decepção tomou conta quando observaram no extrato, que alguns acordos não haviam sido cumpridos com a categoria e que as gratificações, insalubridades e dobras não haviam sido depositadas. 

Essa medida vem para confirmar o descompromisso da administração municipalcom a educação do município, pois já não é de hoje que a classe, que deveria ser mais valorizada, não é respeitada. Quem não se lembra da forma como os funcionários de apoio foram “saqueados” e colocados para trabalharem por dois períodos sem aumento salarial, ou os descumprimentos dos acordos firmados com a categoria na ocasião da data-base e que não foram, mais uma vez cumpridos, enfim, situações que como essa, vem uma vez mais reafirmar que o que foi prometido nos palanques não passou de mera promessa, será que é por que não se lembram mais, acho que sim, então vou lembra-los:

Veja abaixo as propostas para a EDUCAÇÃO, feitas na época das campanhas. No blog da FRENTE POPULAR.http://frentepopulartarauaca.blogspot.com.br/...

·Definir o Plano Municipal de Educação, definindo Metas para os próximos dez anos;
·Incentivar Cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, para os profissionais da rede municipal de ensino;
·Definir uma política que venha erradicar no menor espaço de tempo, o alarmante índice de analfabetismo existente no Município;
·Implantar Escola em Tempo Integral ( equipadas com os recursos tecnológicos modernos, em prol de uma Educação de Qualidade);
·Discutir um Convênio com o Instituto Airton Sena, no sentido de resolver o problema de distorção idade-série de uma parcela significativa de nossa população;
·Realizar Convênios ou Cooperação Técnica, com a finalidade de garantir o Curso de Formação Continuada, Cursos de Graduação, através da UFAC, Cursos Profissionalizantes e Técnicos, através do Instituto Dom Moacyr, SENAI, SENAC, IFAC e Cursos a Distância existentes, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e UNB- Brasília;
·Garantir transportes escolar adequado, para atender os alunos da zona rural e ribeirinhos (Ônibus e Batelões/Canoas);
·Municipalizar a Merenda Escolar (Oferecer uma merenda regionalizada e valorizar os produtores rurais de nosso Município);
·Garantir os repasses dos recursos às escolas municipais, através dos Comitês Executivos ou Conselhos Gestores;
·Discutir uma parceria, sobre a Casa do Estudante, em Rio Branco;
·Oferecer O Pré-Vestibular Comunitário, em escolas municipais.

Mais um que como muitos, apenas prometeu.
Com isso, os funcionários da rede municipal de ensino devem decidir pela paralisação geral na assembleia que se realizará nesta quinta-feira as 10 horas na sede do SINTEAC de Tarauacá.

Não podemos mais aceitar essa situação. É hora de Tarauacá voltar para as ruas com um objetivo comum, dar um basta nesta administração que não ouve o povo, os educadores, os que realmente trabalham, enfim, aqueles que merecem e precisam de respeito. Iremos invadir e acampar na prefeitura se for o caso, mais precisamos de respeito.

blog do Aderlândio

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 12,5 milhões nesta quarta


A Mega-Sena pode pagar nesta quarta-feira um prêmio de R$ 12,5 milhões para o apostador que acertar os seis números sorteados. O concurso 1.535, por ter final cinco, recebe um adicional de 22% do total destinado a prêmio dos últimos cinco concursos. O sorteio será realizado às 20h (horário de Brasília), no Caminhão da Sorte da Caixa, estacionado em Barra de São Francisco (ES). Confira as dezenas sorteadas no sábado:
01 – 12 – 28 – 29 – 34 – 48
Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega-Sena, e aplique todo o valor na poupança, poderá se aposentar com uma renda de mais de R$ 60 mil por mês. Ou, se preferir, pode comprar 25 imóveis de R$ 500 mil cada, ou uma frota de 104 carros de luxo.
As apostas podem ser feitas até as 19h dos dias de sorteio em qualquer lotérica do País. O valor mínimo para concorrer ao prêmio da Mega-Sena é de R$ 2.
Bolão
Para ter mais chances de ganhar, os apostadores podem somar forças e concorrer ao prêmio com o Bolão. No volante, deverão preencher, no campo próprio, a quantidade de pessoas que participarão da aposta. Outra opção é solicitar diretamente ao atendente da lotérica, informando os números da aposta e a quantidade de cotas desejada.

Ao registrar o palpite com a opção de bolão, o apostador pode dividir as cotas com outras pessoas. O cliente também pode comprar uma ou mais cotas de bolões organizados pelas lotéricas. Cada apostador terá seu recibo individual de cota, com o qual poderá resgatar seu prêmio, caso seja ganhador, independentemente dos demais participantes.
Lotomania
Também nesta quarta-feira, será sorteado o concurso 1.388 da Lotomania, que está acumulada e pode pagar um prêmio de R$ 1,5 milhão. Para apostar, basta escolher 50 números no volante. Se o apostador marcar menos de 50 números, ou mesmo se não marcar nenhum, o sistema completa a aposta. Ganha quem acertar 20,19, 18, 17, 16 números ou nenhum. Nesta modalidade, o apostador conta também com a Aposta-Espelho, opção em que o sistema seleciona os outros 50 números não marcados na aposta original. Cada aposta custa R$ 1,50.

TARAUACÁ: FERIADO RELIGIOSO DIA 04


Assecom Tarauacá

TARAUACÁ: LOJA ROMERA QUE SERÁ INAUGURADA EM BREVE NO MUNICÍPIO, OFERECE EMPREGOS


A Loja Móveis Romera, estará sendo inaugurada em breve no município de Tarauacá e funcionará numa área em frente ao Banco do Brasil.

A gerência avisa que já está recebendo os currículos de pessoas interessadas em trabalhar na área de vendas, crediário (escritório e caixa ) e montadores de móveis.

Interessados ligar para

Contato: (68) 99683298
Misael Silva 
Gerente. 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Ministro garante contratação de 358 médicos formados na Bolívia e no Peru

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu ontem ao governador Sebastião Viana e a parlamentares da bancada federal e estadual do Acre que até o dia cinco de novembro vai dar oportunidade aos médicos acreanos formados nos países fronteiriços da Bolívia e do Peru participarem do programa Mais Médicos no Acre.
Ministro_Padilha_-_4cv3 - Copia
Segundo o governador, com essa decisão, que deve ser tomada em portaria a ser assinada pelo Ministério após a aprovação da medida provisória do Mais Médico, o Acre poderá contar com mais 358 médicos formados e com registro nos dois países vizinhos, além dos 60 que já foram credenciados e os que já se encontravam trabalhando no estado.
Para a secretária de Saúde, Suely Melo, a oferta de mais médicos garantida pelo ministro Padilha eleva de 1,3 para 1,5 o percentual de médicos por mil habitantes do Acre. O que será muito positivo, pois ampliará o acesso da população às unidades de saúde e fortalecerá os serviços oferecidos na atenção básica do estado, trazendo um grande alento para toda a sociedade acreana.
“O ministro da Saúde assumiu o compromisso de garantir a 358 médicos do Acre formados na Bolívia e no Peru o direito de exercer a medicina e de salvar vidas. Os médicos pediram esse apoio e nós estamos dando”, afirmou Sebastião.
Acompanhado do senador Aníbal Diniz (PT-AC), da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e dos deputados estaduais Eduardo Farias (PCdoB) e Jamil Asfury (PEN), o governador destacou que o Acre tratará os médicos formados nos países vizinhos “de maneira muito fraterna e muito solidária” para que eles desenvolvam seu trabalho junto à população do estado “com absoluta segurança e sensibilidade”.
Suely Melo destacou que uma atenção básica na saúde mais fortalecida implica numa população mais saudável e num menor impacto econômico na média e alta complexidade, que implicam numa saúde mais cara. “Por exemplo, com um médico na atenção básica capaz de controlar a diabetes de um paciente, reduziremos o risco desse paciente entrar com AVC numa UTI, onde a diária custa três mil reais”, diz.
Agência de Noticias do Acre

Prefeituras de Feijó e Jordão estão impedidas de acessar os recursos do FNDE


 Os prefeitos que não fizeram o dever de casa, ficaram impedidos de acessar os recursos do  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por conta da pendência no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), no exercício de 2011 e 2012 . Dados do Ministério da Educação apontaram que 321 municípios ainda não enviaram dados da alimentação escolar,  enquanto  464 do transporte escolar, referente ao ano de 2012. No ano anterior, 287 prefeituras não prestaram contas da alimentação escolar e 310 municípios do transporte.

Apenas os municípios de Feijó e Jordão, num universo de 22 prefeituras acreanas, ficaram impedidos de acessar os recursos do governo federal por pendência com o FNDE.  Os gestores públicos ficarão impedidos de receber qualquer recurso para alimentação e transporte escolar porque  não apresentaram  as prestações de contas do período de 2011/ 2012.  Cada prefeitura é responsável pela alimentação e pelo transporte escolar na rede pública de ensino fundamental. 

Sem aporte do governo federal, os prefeitos precisam manter esses serviços considerados essenciais, para a população que não tem acesso a rede estadual. De acordo com a Associação dos Municípios do Acre – Amac, o prefeito do Jordão já procurou a entidade em busca que equacionar o problema.

A assessora de planejamento da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, Raheth Casseb Braga Borges, disse que a prefeitura não tem nenhuma pendência com o Ministério da Educação.  Este controle nas finanças públicas da gestão passada, fez com que o município ficasse adimplente, para acessar os recursos do governo federal. “Sempre procuramos manter a prestação de contas em dias”, justificou a gestora da Educação.         
Recomendação

Os municípios  que não enviaram as prestações de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) também ficarão impedidos de acessar os recursos bloqueados. Quem quiser regularizar a situação em qualquer dos três programas deve encaminhar os dados por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), disponível no portal do FNDE (www.fnde.gov.br). Em contrapartida, os novos prefeitos que ainda não têm senha devem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800-616161.

Jornal A Tribuna 

Professor da Ufac diz que exploração de petróleo no Acre é ilusão

Paleontólogo e ex-reitor da Ufac, Jonas Filho

“Para inflamar, novamente vem à tona esta falácia de petróleo no Acre. Agora, serão cerca de R$ 60 milhões em investimentos. O petróleo economicamente viável não vai ser encontrado e três coisas serão certas: de um lado, alguém vai ganhar muito dinheiro, de outro, vai continuar faltando moradia, saneamento, saúde e educação e, de sobra, eu e você vamos continuar com nossa cara de tacho”.

Com estas palavras, Jonas Filho, paleontólogo e ex-reitor da Ufac, expressou, via redes sociais, uma opinião controversa acerca de um tema complexo. A postagem do paleontólogo encontrou eco junto a outros colegas, como os professores-doutores Áulio César Souza e Rubens Santana, que também opinaram que consideram inviável a perspectiva econômica a partir da prospecção de petróleo e gás natural nesta região.

Deixando a teoria de lado, Rubens Santana foi categórico: “explorar petróleo aqui era apenas mais um factóide criado pelo PT”.

Os professores se baseiam nos resultados de experiências feitas no passado, como por exemplo a produção do biodiesel a partir da extração de óleo de Safrol, a ‘pimenta longa’, e a Usina de Álcool Verde, duas iniciativas do governo petista que acabaram trazendo mais dívidas para a máquina pública.

“O assunto é antigo e tem história. No final da década de 30, no alto rio Môa, na fronteira do Brasil com o Peru, nas proximidades da serra da Contamana, no município de Cruzeiro do Sul, teve a primeira tentativa de exploração de petróleo no Acre, sob a responsabilidade de uma empresa americana. O produto foi encontrado e o projeto suspenso por ter sido julgado antieconômico. Ainda não havia a atual Petrobras. O local onde essas primeiras pesquisas foram realizadas denominava-se Pedernal”, sustenta o professor Áulio César Souza.

Agência ContilNet

JORDÃO: Agricultor é preso acusado de abusar sexualmente da própria filha


 A ação conjunta da Polícia Militar e Civil levaram à prisão em flagrante do agricultor Rodiner Oliveira, 31 anos, conhecido popularmente como “Tingo”.
A prisão ocorreu na ultima sexta-feira, 27, após ameaças de morte contra sua companheira, Terezinha dos Santos Albuquerque, 32 anos, e ainda contra sua própria filha, Z.A.O, de apenas 14 anos.

A menor havia fugido de casa e não queria retornar, motivo pelo qual evidenciou o crime de abuso sexual, conforme denúncia posteriormente oferecida por familiares. Segundo relatos, a criança sofria abuso desde os 09 anos de idade.

“Tingo” foi encaminhado à Delegacia de Polícia e está à disposição do Agente Adauto Barbosa Amorim. Na terça-feira, será conduzido ao Presídio Moacyr Prado, em Tarauacá, onde responderá aos crimes de ameaça de morte (art. 147 Código Penal Brasileiro), estupro (Art. 217-A do Código Penal Brasileiro), e ainda poderá ser enquadrado na Lei Maria da Penha.

Kézio Araújo do Blogger Fala Jordão

"No Acre, multas do Ibama chegam a valer mais que a propriedade",diz deputado


Durante a última semana, entre os dias 26 e 28, o líder do PSB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Manoel Moraes, esteve em Brasília visitando a sede do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), onde foi recebido pela coordenadora geral de Autorização do Uso da Flora e Floresta, Juliana Sampaio, para tratar sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), maior programa de regularização rural no Brasil.

O parlamentar acreano também falou sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Moraes, que é funcionário de carreira, afastado provisoriamente do Ibama, conhece de perto as dificuldades do homem do campo do Acre, que sofrem para conseguir a tão sonhada regularização fundiária e assim estarem aptos a conquistar linhas de créditos e financiamentos.

“O que importa mesmo, para quem está na zona rural, para os nossos acreanos, é que acabem as barreiras burocráticas e as coisas comecem a acontecer na prática, pois eles estão saturados com o peso das multas”, diz.

Moraes defendeu junto ao órgão ambiental a importância de acelerar o processo de instalação dos programas em questão, como forma de tirar o produtor rural da situação complicada de, algumas vezes, ter que pagar excessivas multas.

“A nossa luta junto aos diretores é para que encontremos a solução para derrubar os últimos entraves para que os programas passem a funcionar”, ressaltou.

O deputado socialista vem acompanhando a discussão sobre o PRA e o CAR desde os primeiros debates sobre o Novo Código Florestal, aprovado em outubro de 2012, tendo inclusive participado de diversas reuniões que debateram a construção do documento.

O parlamentar acredita que é preciso um olhar criterioso e diferenciado para tratar cada caso isoladamente, haja vista que a realidade do homem do campo difere de região para região. “A gente vê casos aqui no Acre em que o valor da multa, estipulado pelo órgão ambiental, supera o valor da propriedade. Precisamos resolver isto”, diz.

Moraes defende que seja acelerado o processo de instalação dos programas para que comece a funcionar o controle e monitoramento dos imóveis rurais, permitindo a desburocratização dos processos de regularização das propriedades com multas, os chamados passivos ambientais.

“O homem do campo é por natureza correto e trabalhador. Tudo que eles querem é viver na legalidade”, diz.

Vale ressaltar que para que o banco de dados do CAR seja efetivo, é preciso que ele disponha de um sistema que integre e gerencie as informações coletadas, o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).

O Sicar é o conjunto de dados e informações ambientais sobre os imóveis rurais cadastrados no CAR em todos os estados da federação e no Distrito Federal. O sistema foi criado pelo Decreto 7.830/2012.

Gina Menezes, da Agência ContilNet