sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Operação das forças policiais do Acre liberta reféns


Depois de longa negociação acusados se entregaram

A Polícia Militar (PM) em ação integrada com a Polícia Civil e Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) conseguiu concluir com êxito a operação realizada para libertar reféns de um assalto à uma casa lotérica, localizada no centro deRio Branco.

Por cerca de seis horas dois homens mantiveram clientes e funcionários que estavam no local. A princípio a polícia havia identificado 20 pessoas como reféns. Contudo, uma mulher identificada como E. do N. C. está sob suspeita de fazer parte do grupo de assaltantes.

A polícia investiga a possibilidade de ela ser uma “olheira” do grupo, infiltrada no estabelecimento para passar informações privilegiadas para que o bando elaborasse o plano do assalto.

Ação frustrada pela atuação da PM - No momento em que os assaltantes anunciaram o assalto à casa lotérica, por volta das 10h15minutos desta quinta-feira, 10, dois policiais civis passavam próximos ao local e perceberam uma movimentação diferente do habitual. Os dois assaltantes chegaram a disparar tiros. Imediatamente agentes da polícia foram acionados, o local cercado e as vias próximas foram bloqueadas para o acesso de veículos e pedestres.
Reféns foram libertados em segurança 

Todo o comando do Sistema Integrado de Segurança (Sisp), incluindo o secretário de Polícia Civil, Emylson Farias; o comandante-geral da PM, coronel José dos Reis Anastácio e o secretário de Segurança, Reni Graebner foram para o local do assalto. Também foram enviados para a área viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O capitão da Polícia Militar, Geovane Galvão, lotado no comando-geral da PM com especialização em negociação de reféns, foi designado para negociar com o bando a libertação das vítimas. Aos poucos, os assaltantes libertaram os clientes da lotérica.

As pessoas que eram libertadas foram encaminhadas para a Delegacia Central de Flagrantes (Defla) para prestarem depoimento.

Depois de seis horas de negociações, os dois homens se entregaram e, juntamente com a mulher que é suspeita de ser integrante do grupo, foram encaminhados à Defla sob acusação de roubo qualificado. A mulher, se confirmada a participação no crime, será indiciada como coautora por ter passado informações para que os dois homens executassem o assalto.

Os acusados - Os dois homens acusados de liderar a ação criminosa têm passagem pela polícia. Um deles, identificado apenas como Moisés, já foi recolhido, quando era menor, acusado de cometer um homicídio, depois foi preso acusado de traficar entorpecentes e estava foragido do sistema prisional.

A polícia investiga se a mulher era funcionária da empresa assaltada. Há suspeitas de que ela teria sido contratada há pouco tempo e infiltrou-se na empresa para passar informações privilegiadas para a dupla que tentou assaltar o local.

Governador elogia atuação de equipe da segurança
Governador Tião Viana agradeceu ao comandante-geral da PM

O governador Tião Viana acompanhou as negociações e ação executada pelos agentes de segurança. Tião Viana agradeceu o empenho dos servidores públicos, agentes de polícia, policiais civis e militares que participaram da ação e confessou que ficou aliviado com o fim do assalto que não teve vítimas fatais.

“A polícia boa é aquela que sabe defender. A melhor técnica e a melhor doutrina foram empregadas nessa ação. Todos os profissionais estão de parabéns. Também agradeço a colaboração da imprensa durante esta operação”, declarou Tião Viana.

Os secretários Reni Graebner, Emylson Farias e o comandante-geral da PM, José dos Reis Anastácio foram recebidos pelo governador no início da noite para avaliar a operação.

Nayanne Santana e Pedro Paulo
Da Agência Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário