sexta-feira, 4 de outubro de 2013

“Não é deputado que vai dizer como usar nossa terra", afirma cacique

A exemplo do que acontece em todo o Brasil, índios das mais diferentes etnias se reuniram nesta sexta-feira (4), na praça Eurico Gaspar Dutra, em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para pressionar pela derrubada da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de nº 215, que transfere a demarcação de terras indígenas ao Congresso.

O ato, que acontece em todo o país, reuniu na capital acreana centenas de índios. Informações dão conta de que aproximadamente 10 etnias estavam sendo representadas no ato. De acordo com o cacique Francisco, em discurso, o poder público não tem o direito que a PEC propõe:

Não é parlamentar que vai dizer como [nós índios] usaremos nossas terras", afirma cacique/Foto: Agência ContilNet
Não é parlamentar que vai dizer como [nós índios] usaremos nossas terras", afirma cacique/Foto: Agência ContilNet
“Não é parlamentar que vai dizer como [nós índios] usaremos nossas terras. É quem usa que tem que decidir”, sustenta o cacique, afirmando que o governo deveria se preocupar com questões de importância maior.

Presente no ato, estava a Funai, órgão ligado ao Ministério da Justiça que é atualmente a responsável pelo processo de demarcação de terras indígenas, e é contra a PEC.
Índios das mais diferentes etnias se reuniram nesta sexta-feira (4), na praça Eurico Gaspar Dutra, em frente à Assembleia Legislativa do Acre

Agência ContilNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário