Com
a redação ‘Reensaiando antigos passos’, a estudante Aline da Conceição de
Andrade da Escola Estadual Dom Henrique Ruth, em Cruzeiro do Sul, superou os
concorrentes dos outros 26 estados e foi classificada em 1º lugar no concurso
do projeto Jovem Senador. É a 1ª vez que uma representante acreana conquista o
prêmio, mas não é a 1ª vez que Aline vai longe. No ano passado, ela já
representou o estado na final da Olimpíada de Língua Portuguesa e este ano já
se classificou em 11º no vestibular de matemática da Universidade Federal do
Acre, em Cruzeiro do Sul.
Em 2º lugar ficou o texto “A União faz a força, a voz e a vez de
um povo”, da aluna Maria Eduarda Nunes da Silva, de Colmeia, em Tocantins, e a
dissertação “Educação que transforma”, de Jhenifer Mezzomo Spagnol , de
Matelândia, no Paraná, se classificou em 3º lugar.
Comissão julgadora - Composta por 5 servidores do Senado, uma
representante do Ministério da Educação e uma do Conselho Nacional de
Secretários de Educação (Consed), a comissão julgadora avaliou os textos na
última segunda-feira (7), em uma sala fechada e com textos sem
identificação. Neste ano, o tema era ‘Buscar voz para ter vez: cidadania,
democracia e participação’.
Um dos avaliadores pelo Senado, Pérsio Barroso, esclareceu que o
tema foi escolhido com antecedência, mas que coincidiu com as manifestações
ocorridas neste ano. Ele destacou a importância do projeto Jovem Senador por
abrir as portas do Senado para a participação dos jovens.
- Eles vão exercer essa cidadania participando deste concurso,
tendo a possibilidade de levar depois para as suas vidas, para as suas escolas,
tudo aquilo que aprenderem aqui.
A representante do Consed, Carla Barroso, acredita que o projeto fomenta a
interação dos jovens com a política, e elogiou o nível das redações. Para
Carla, aproximadamente 15 redações se destacaram, mas a questão da
originalidade e estrutura da redação foram definitivas para escolha da
vencedora.
A originalidade também foi apontada pela representante do MEC,
Sueli Mello, como um fator decisivo. Segundo sua avaliação, os textos
tinham qualidade, mas alguns traziam clichês ou direcionamento por parte do
professor e aquelas que demonstraram maior presença do aluno se
sobressaíram. Sueli acredita que o projeto contribua para o resgate do
gosto pelo texto escrito e defendeu a formação dos professores para a obtenção
de bons resultados com os alunos.
- Um professor que gosta de ler vai fazer com que seu aluno leia também.
E um aluno que lê vai escrever muito bem. É uma via de mão dupla: professor e
aluno.
Jovem Senador - Os autores das 27 melhores redações, uma de cada estado, serão
convidados a viajar para Brasília onde participarão do processo de discussão e
elaboração das leis do País. Os jovens vivenciarão a experiência de atuar como
senadores da República. Além disso, ganharão um microcomputador portátil,
certificação, medalha e a publicação da redação num livreto a ser distribuído
para todas as escolas públicas estaduais.
A aluna classificado em 1º lugar na etapa nacional viajará
acompanhada de um responsável legal, se menor de 18 anos, do secretário de
Educação de sua unidade da Federação, de um dos coordenadores da respectiva
secretaria de Educação, do diretor da sua escola e de um professor. Os demais
finalistas, se menores de 18 anos, viajarão acompanhados do respectivo
responsável legal.
As escolas dos 3 primeiros colocados também serão premiadas,
respectivamente, com 4, 2 e 1 desktop(s) para uso coletivo da instituição. A
premiação também inclui um kit às instituições finalistas, com publicações das
Edições Técnicas do Senado, documentários produzidos pelos veículos de
comunicação do Senado pertinentes ao ensino médio e certificado de participação
no concurso.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 18 de novembro no Senado
Federal.
Assessoria Senado Federal
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